Alkantara Festival 2018 Revelou Programa Completo E Arranca A 23 De Maio

O Espaço Alkantara serviu de palco para a apresentação oficial do Alkantara Festival 2018, uma edição que vai decorrer de 23 de maio a 9 de junho, e que marca os 25 anos da associação que nasceu com o nome Danças da Cidade, em 1993, e que esteve na origem do festival.

A apresentação da 15ª edição contou com a presença dos artistas que integram a programação, naquela que é a última edição programada por Thomas Walgrave. A dupla Carla Nobre Sousa e David Cabecinha passa a assumir a direção artística do festival e da associação.

“Vinte e cinco anos e quinze festivais. Por trás destes números esconde-se outra comemoração, infinitamente mais modesta. O Alkantara Festival 2018 vai ser o meu quinto e último. Isso talvez explique porque é que este programa é mais pessoal, reunindo artistas que são incansáveis nos seus esforços para reformular questões e redefinir linguagens, e por quem a minha admiração, ao longo dos anos, se tem convertido em afinidade”, anunciou Thomas Walgrave em conferência de imprensa.

Adiantando ainda que: “Depois do festival deixo a organização para retomar a minha prática artística. As minhas funções no Alkantara serão assumidas pela Carla Nobre Sousa e pelo David Cabecinha, dois representantes de uma nova geração que, estou certo, irão zarpar por novos mares, com todos os riscos que uma expedição deste género acarreta. E é bem provável que, daqui a 25 anos, ainda estejamos a falar da vertigem e do abismo”.

O Alkantara Festival é o encontro bienal dedicado às artes performativas contemporâneas, reunindo um conjunto de performers nacionais e internacionais de vários equipamentos de Lisboa: Espaço Alkantara, Castelo de São Jorge, Culturgest, Maria Matos Teatro Municipal, São Luiz Teatro Municipal e Teatro Nacional Dona Maria II.

Durante 18 dias vão ser apresentados 22 espetáculos e 7 festas com concertos e DJ sets, com artistas de 9 países, 4 continentes, em 7 espaços de Lisboa. O programa completo pode ser visto aqui.

As assinaturas vão estar à venda nas nas bilheteiras do Teatro Nacional D. Maria II, S. Luiz Teatro Municipal e Maria Matos Teatro Municipal de 3 a 22 de maio, e os preços custam 21 euros – 3 espetáculos; 6 espetáculos – 42 euros e 9 espetáculos – 63 euros. Os bilhetes para cada espetáculo vão estar à venda nos dias e respectivos locais.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.