Alicia Kopf: Speculative Intimacy Para Ver Na Culturgest Porto

A Culturgest Porto acolhe a exposição Speculative Intimacy, da artista visual e escritora catalã Alicia Kopf, com curadoria de Bruno Marchand, de 18 de dezembro a 28 de fevereiro de 2021, na Culturgest Porto. A entrada é gratuita.

As obras que a artista apresenta no ciclo Reação em Cadeia – uma parceria entre a Culturgest e a Fidelidade Arte – traçam um diagnóstico das novas formas de intimidade na era das tecnologias digitais e da inteligência artificial. As obras reunidas nesta exposição constroem entre si um duplo movimento.

Por um lado, eles procuram, nos mais recentes desenvolvimentos da cosmologia e da física quântica, vislumbres de uma lei cabal do comportamento dos corpos: uma lei tão completa que explicasse a mecânica daquilo que nos impele para um Outro, que chegasse a revelar, por fim, a natureza dessa energia peculiar a que chamamos amor. Por outro lado, estas obras colocam-nos frente à virtualização que as novas tecnologias prometem impor às formas e às vivências desse mesmo amor: o ecrã do telemóvel como reduto sensual dos contactos interpessoais, a miragem do prazer à distância de um clique, o isolamento paradoxal da ultraconetividade, a sedução transcrita na forma de um algoritmo.
Nesta exposição, Alicia Kopf prolonga o seu interesse pelos temas da conquista e da comunicac?a?o, aqui com a to?nica na progressiva digitalizac?a?o das nossas vive?ncias da intimidade, da partilha e do amor.

Às obras que foram apresentadas, de setembro a novembro, na Fidelidade Arte, Alicia Kopf acrescenta mais uma na exposição na Culturgest Porto. Uma obra inédita: um vídeo especificamente realizado para esta ocasião e com o qual encerra o ciclo Speculative Intimacy.

O acesso ao edifício da Culturgest Porto é feito mediante uso obrigatório de máscara, sendo necessária a desinfeção das mãos com álcool gel disponibilizado no local. Salvaguardando a distância de segurança mínima de 2 metros entre visitantes, a lotação máxima da galeria é de 10 pessoas em simultâneo.

A exposição pode ser visitada de 19 de dezembro a 28 de fevereiro, de quarta a domingo, das 10h30 às 14h00 e das 15h00 às 18h30.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.