Algarve Realiza 15º Festival de Música Al-Mutamid

Cartaz Al_mutamid faceDecorre de 23 de janeiro a 6 de março em Lagoa, Loulé, Silves, Olhão e Lagos o festival que anualmente homenageia o rei-poeta al-Mutamid. Este festival itinerante tem uma programação assente essencialmente na música medieval das três culturas monoteístas do Mediterrâneo (medieval cristã, judaica-sefardita e muçulmana).

Este ano o Festival de Música al-Mutamid irá apresentar seies espetáculos em locais diversos do Algarve. Nos dias 23 e 24 de janeiro, respetivamente, o Auditório Municipal de Lagoa e o Cine-Teatro Louletano irão receber o espetáculo Media Luna composto por músicos de Marrocos e Espanha que interpretam música al-âla e flamenco.

No dia 7 de fevereiro, o Auditório Municipal de Olhão será o cenário para uma estreia em Portugal. Trata-se do espetáculo sírio Alturaz al Andalusí.

No dia 14 de fevereiro, o Teatro Mascarenhas Gregório em Silves irá receber o grupo espanhol Milo Ke Mandarini, que irá apresentar um projeto musical baseado nas músicas tradicionais sefarditas e medievais do Mediterrâneo.

No dia 21 de fevereiro será apresentado no Convento São José (Lagoa), o espetáculo Aquitania, formado por músicos de Marrocos e Espanha.

O 15º Festival de Música al-Mutamid encerra no dia 6 de março, no Centro Cultural de Lagos com o grupo sírio Alturaz al Andalusí.

Texto de Teresa Leal

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.