Aldeia De Linhares Da Beira Acolhe Iniciativa Tesouro Da Meia Noite

A Aldeia Histórica de Linhares da Beira acolhe de 13 a 15 de julho, o evento Tesouro da Meia Noite, inserido no ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa, promovido pelas Aldeias Históricas de Portugal.

Tesouro da Meia Noite é uma recriação cénica que levará o visitante a perder-se nos recantos públicos e privados da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, através de um “Roteiro dos Sabores”.

A lenda do Tesouro da Meia Noite leva-nos até aos tempos de Bernardo da Costa, um rico proprietário que vivia no Solar Corte Real, em Linhares. Diz o povo que explorava os seus arrendatários e que acumulou grande fortuna. Quando faleceu, os arrendatários que foram ao seu funeral viram no caminho o espírito de Bernardo da Costa a caçar, que lhes disse que lhe perdoava as rendas. No velório, descobriram que o caixão estava cheio de pedras e sem vestígios do corpo… A partir de então, quem trabalhava nas propriedades da família de Bernardo da Costa ouvia constantemente gargalhadas e outros barulhos e sentia um espírito a agarrar as suas roupas. Tempos depois, um habitante de Linhares sonhou três noites seguidas com um tesouro. Nesse sonho, alguém lhe dizia para ir à meia-noite às sepulturas em pedra que estão na Quinta da Fidalga (e que são património arqueológico). Mas teria de ir sozinho. Receoso, o morador levou um amigo. Quando chegou lá, encontrou um tesouro, de facto, mas estava queimado…

O programa de três dias de festa na aldeia contempla um show cooking pelas mãos do Chefe Tiago Bonito, detentor de uma estrela Michelin; Oficinas de Pão em forno de lenha; A promoção dos produtos locais e artesanato no Mercadinho D’Aldeia; Leitura de Contos; Visitas Guiadas; Concertos com Seiva, Omiri e Marafona, Teatro de Rua e Yoga, entre outras atividades.

Os visitante que quiserem pernoitar na região têm também um pacote especial de alojamento disponível na página Aldeias Históricas de Portugal.

Tesouro da Meia Noite é o quarto momento do ciclo 12 em Rede | Aldeias em Festa que prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal, nomeadamente Marialva (20 a 22 de julho), Castelo Novo (27 a 29 de julho), Castelo Rodrigo (31 de agosto e 1 de setembro), Castelo Mendo (14 e 15 de setembro), Trancoso (5 a 7 de outubro), Idanha-a-Velha (1 a 4 de novembro), Monsanto (9 a 11 de novembro) e, finalmente, Belmonte (7 a 9 de dezembro).

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.