Akram Khan o Rei da Dança Contemporânea vai Pisar o Palco do CCB

nonameUm dos mais conceituados nomes da dança contemporânea encerra a sua digressão em Lisboa. A Akram Khan Company vai pisar o palco do Grande Auditório do Centro Cultural de Belem com Desh o espetáculo que nos três últimos anos passou por 22 países em mais de uma centena de apresentações.

Um regresso às origens, à criação pelo seu valor, à margem das tendências. “I am fascinated by water inside the earth, it is the core principle of the way I think and move, fluidity within form… and Bangladesh has an abundance of both water and earth…” refere o próprio em comunicado de imprensa. “Desh” (“país natal” em bengali) delineia múltiplas histórias de terra, nação, resistência e convergência, no corpo e na voz de um homem que tenta encontrar o seu equilíbrio e a sua identidade num mundo instável.

Movendo-se entre a Inglaterra e o Bangladeche, Khan tece enredos de memória, de experiência e de mito, para chegar a um mundo surreal em harmonia surpreendente. Ao mesmo tempo íntimo e épico, DESH explora a fragilidade no confronto com as forças da natureza e celebra a capacidade de resistência do espírito humano nos ritmos do trabalho, em sonhos e em história, em transformação e em sobrevivência.

A estreia mundial deste espetáculo teve lugar em Leicester, em setembro de 2011 e cabe a Akram Khan a direção artística, coreografia e interpretação.

Desh de Akram Khan Company pode ser visto no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, nos dias 5 e 6 dezembro, às 21h00. O espetáculo tem duração de cerca de 1h30 e os bilhetes custam entre 12,50 e 20 euros.

Texto de Tânia Fernandes

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.