Agustina: A História É Uma Ficção Controlada Pela Rota Do Românico

A Rota do Românico promove no dia 19 de outubro, o programa « Agustina: “A História é Uma Ficção Controlada”». Um convite para, “através da inconfundível escrita de Agustina Bessa-Luís (1922-2019)”, conhecer alguns dos lugares que marcaram a sua vida.

O programa tem início pelas 10h00, no Centro de Interpretação do Românico (CIR), na Lousada. Este equipamento de divulgação do património histórico-cultural é constituído por cafetaria, biblioteca e seis salas temáticas, do Território e Formação de Portugal até aos Monumentos ao longo dos Tempos.

Entre a obra de arte e a crítica há um abismo, porque a crítica é inteligência, e a obra é, mais ou menos esquivado ou completado, o impossível.

Agustina Bessa-Luís

Segue-se, pelas 11h30, visita ao Mosteiro do Salvador de Travanca, em Amarante, igreja onde a escritora foi batizada e um almoço regional na Quinta da Lama, em Amarante, programado para cerca das 13h00.

Pelas 15h00, a visita prossegue para a Igreja do Salvador de Real, na terra natal de Agustina, um edifício onde “na fachada lateral sul ainda se aprecia um arcossólio com sarcófago, cuja tampa ostenta uma espada gravada, o que denuncia o estatuto social de quem aí se fez enterrar e próximo deste, ergue-se uma sineira de claro sabor românico. No interior, ainda hoje se apreciam as cruzes de sagração, românicas, patadas e inscritas em círculo. Em 1938, Real deixou de ser igreja matriz.”

A Quinta de Carapeços é o local escolhido para uma merenda regional, pelas 17h00. Estando o fim da visita programada para as 19h00.

Fim – o que resta é sempre o princípio feliz de alguma coisa.

Agustina Bessa-Luís

O preço por pessoa é de 60 euros, sendo grátis para crianças até aos 5 anos e de 30 euros, para crianças dos 6 aos 10 anos. O preço inclui entrada nos locais indicados, visitas guiadas por um Intérprete do Património da Rota do Românico, almoço, merenda regional e seguro de acidentes pessoais.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.