Affligem é a nova cerveja da Central de Cervejas para gostos mais “Puristas”

barbiere_9

Affligem – assim se chama a nova cerveja lançada em Portugal pela Central de Cervejas, que aproveitou ainda a ocasião, para inaugurar também um novo espaço associado à marca, “O Purista – Barbiére”. 

Chamar nova à Affligem é relativo, esta cerveja foi criada em 1074, na Bélgica, por monges beneditinos e mantém a sua tradição de fabrico, ainda no mesmo mosteiro, a Abadia Belga de Affligem, sendo uma das poucas cervejas Abadia com estas características produzidas até hoje.

De dupla fermentação, esta Cerveja Premium é destinada a um segmento topo, e que gosta de apreciar as coisas no seu estado “mais puro e natural”, como é o caso da Affligem, segundo explicaram os responsáveis da marca durante a apresentação.

Fiel às suas raízes Beneditinas e passada de geração em geração, a receita original de nome “Formula Antiqua Renovata” manteve-se intocável até aos dias de hoje. A dedicação dos monges na busca pelo sabor mais puro deu origem a um processo de produção extraordinário através de dupla fermentação. Este processo único consiste em adicionar à cerveja já engarrafada uma levedura especial que, ao longo de duas semanas lhe dá mais vida, maturidade, complexidade e efervescência. Os aromas e paladares (a mel e especiarias) tornam-se assim mais refinados transformando a Affligem num líquido distinto e enriquecido de sabores.

Além das características que fazem desta cerveja, uma bebida premium e “exlusiva”, o ritual de servir o líquido dourado também ajuda a fazer dela uma cerveja “única”: “Para se apreciar uma Affligem em todo o seu esplendor é necessário passar por um ritual único, dividido em dois grandes momentos, ao servir. Num copo verte-se lentamente, a uma inclinação de 45o, cerca de 90% do conteúdo da garrafa. Depois de agitar suavemente a garrafa serve-se num pequeno copo os restantes 10% que ficam no fundo da garrafa. A seguir, os dois copos poderão ser bebidos em separado ou misturados consoante o gosto pessoal de cada um.”

A Affligem vai estar disponível no mercado português a partir de hoje, em alguns supermercados e lojas gourmet de topo, e também restaurantes premium seleccionados, numa garrafa de 3x30cl e com um PVP de 4,99 euros.

E como bebidas especiais pedem locais de consumo especiais, a Central de Cervejas inaugurou um novo espaço, onde vai ser possível saborear produtos de cariz mais tradicional e “puros”. O Purista – Barbiére (trocadilho do francês Bar – Bière, Bar de Cerveja) vem ocupar o espaço deixado vago pela saudosa Livraria Popular, na zona do Chiado, entre a Cervejaria e o Teatro da Trindade.

“Aqui vai ser possível fazer a barba, cortar o cabelo, jogar uma partida de bilhar, ler a imprensa da actualidade ou simplesmente relaxar ao som de boa música, enquanto se aprecia uma cerveja Affligem (servida a preceito pelo barman da casa)”, explicaram os responsáveis, acrescentando que, este será também um espaço para tertúlias e uma série de conversas com opinion leaders Puristas sobre as mais diversas áreas em que esta tendência se manifesta”.

O Purista – Barbiére fica na Rua Nova da Trindade, ao Chiado e vai estar aberto ao público de terça-feira a quinta- feira das 17h00 às 21h00, sextas-feiras das 17h00 às 24h00, sábados das 15h00 às 24h00 e domingos das 15h00 às 20h00 e encerra à segunda-feira.

Texto de Elsa Furtado
Fotos de Francisco Padrão Mota

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.