A Viagem Para Uma Nova Era Conduzida Pela Companhia De Circo MagdaClan

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

WeLand - A Journey to a New Era

WeLand – A Journey to a New Era, foi o espetáculo de circo contemporâneo, que chegou este fim-de-semana a Oeiras, pela companhia MagdaClan, inserida no projeto Climate of Change. Sem lantejoulas ou cetins, mas com muito talento e verdade, esta apresentação colocou as acrobacias ao serviço da sensibilização ambiental.

As alterações climáticas estão a afetar o mundo e há ajustes necessários a fazer, na mentalidade de todos. Com grande impacto visual, humor e ritmo este espetáculo veio alertar o público para a necessidade de mudar de atitude. A chamada de atenção foi servida de diferentes formas: umas vezes mais intensa outras mais humorística, em modo de ambiente sonoro ou de choque visual. Somos alertados para os desastres climáticos que ocorrem em diferentes cantos do planeta e provocam fenómenos como a migração, de forma simbólica e quase poética.

Há um mestre de cerimónias, que conduz o espetáculo e nos vai introduzindo os diferentes números. O palco faz lembrar um cais de embarque, com contentores, bidons, cabos e caixas de metal com grades. Transporte, armazenamento, consumo e mercado global estão representados neste espaço.

É explorado, de diferentes formas, por seis artistas, que vestem roupas simples, de tons neutros e naturais. Cada número é intensificado pela participação de uma orquestra, composta por quatro elementos, que toca ao vivo, num espaço lateral do palco.
Ouvimos e sentimos a subida do nível da água, mas também lidamos com o som do gelo a partir e imaginamos o degelo. Cada acrobata representa um problema principal, enquanto que há um canto que retrata a “ilha feliz” da Europa.

WeLand – A Journey to a New Era

A abertura do espetáculo esteve a cabo do Chapitô. Uma das vertentes deste projeto envolve a escola de circo italiana FLIC, que trabalha em cooperação com o ensino de circo local, numa lógica de networking. Este trabalho conjunto visa não só o estabelecimento de contactos e de ligações profissionais, como também um reforço da preocupação global sobre o clima entre jovens estudantes.

Nestas sessões, em Oeiras, foi ainda oferecida a oportunidade, ao público de mudar o visual, ao mesmo tempo que refletia sobre as mudanças de comportamento, com a ajuda de cabeleireiros. Cátia e Ivo foram os profissionais que, num espaço improvisado, cortaram e modelaram o cabelo de quem se sentou nas suas cadeiras.

WeLand – A Journey to a New Era

A arte do circo, desdobrada em diferentes atividades, com o objetivo de pôr os jovens a falar sobre as mudanças climáticas e a migração. A apresentação do espetáculo, em Portugal, contou o apoio do Instituto Marquês de Valle Flôr (IMVF) e da Câmara Municipal de Oeiras. As próximas apresentações deste espetáculo terão lugar em França e Bélgica.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.