A Tradição PortoBay Agora no Centro de Lisboa

Reportagem de Teresa Leal (Texto e Fotos)

portobay_lisboaNo caso do PortoBay Liberdade pode-se dizer que a tradição ainda é o que era. Quem já passou por uma das seis unidades hoteleiras na ilha da Madeira, pela única existente no Algarve ou por uma das três no Brasil percebe que este novo cinco estrelas, situado no coração da capital lisboeta, mantém a mesma linha de qualidade tão característica da marca, aliás, também essa razão, muitos clientes habituais do PortoBay na Madeira festejaram a abertura desta nova unidade, que lhes permite numa única viagem, tocar dois pontos de Portugal.

Mas a principal característica que o novo PortoBay Liberdade promete é o conforto, a simpatia e o nível de serviço já reconhecidos na marca. De acordo com António Trindade Presidente & CEO de PortoBay Hotels & Resorts: “Há um objetivo que, também aqui, queremos efetivamente atingir, a empatia e reconhecimento da nossa relação com o cliente”.

Mantendo a fachada de um antigo palacete lisboeta do início do século XX, a 11ª unidade do grupo PortoBay, localizada na Rua Rosa Araújo, junto à Avenida da Liberdade, nasce de um novo conceito que se destina a oferecer a conjugação perfeita entre um hotel de charme e uma proposta de lazer urbano.

Tendo por tema as viagens, presente em vários detalhes de decoração e apresentação da ementa, por aqui vive-se um ambiente de tranquilidade por oposição ao frenesim da rua. Tendo como fundo Lisboa, a decoração conjuga o moderno com o intemporal, apresentando detalhes que prendem o olhar e fazem a diferença, dando às áreas comuns um ar mais familiar, menos frio e despersonalizado. Aliás, muitas dessas peças foram sendo recolhidas pelo mundo e estão agora expostas, reforçando o conceito das viagens, presente em todo o hotel.

portobay_lisboa-021

Mas o PortoBay Liberdade conta também com várias obras de arte desenvolvidas especialmente para este espaço. Para fazer um tributo à azulejaria portuguesa, o PortoBay convidou a artista plástica Joana Rêgo. Assim, no pátio exterior do hotel ergue-se um elegante painel de azulejos, representando folhagens de oliveiras. O painel integra-se harmoniosamente com um jardim de limoeiros. Joana Rêgo assina outras duas telas da sua série Árvores.

portobay_lisboa-013O fotógrafo Henrique Seruca apresenta o seu olhar sobre a cidade de Lisboa, olhar este que se reflecte em painéis de fotografia expostos em cada um dos andares do hotel: Tejo, Alfama, Chiado, Belém, Rossio, Avenida são os temas que sobem os vários pisos.

O hotel conta ainda com obras de Ana Vidigal, Artur Bual, Catarina Pinto Leite, Cruzeiro Seixas e Menez.

Afirma António Trindade, Presidente & CEO de PortoBay Hotels & Resorts.“Uma cidade como Lisboa deixou de ter hotéis destinados exclusivamente a executivos, despertando para nova filosofia, mais vocacionada para os tempos livres. Conseguimos criar no PortoBay Liberdade atrativos adicionais, até há pouco tempo vistos como desnecessários na oferta hoteleira típica de cidade”.

O novo PortoBay Liberdade, inaugurado oficialmente no fim da semana passada, apresenta-se com 98 quatros, possui ainda piscina interior e ginásio com luz natural, SPA com salas de tratamento duplas, sauna, banho turco e varandas na maioria dos quartos. O hotel possui ainda quartos comunicantes e quartos adaptados para mobilidade reduzida.

Entre as facilidades disponíveis apresenta menu de almofadas, acesso gratuito Wi-fi, SmartTV de 40′,Room-Service 24h, facilidades para café e chá, carregador USB duplo, tomada HDMI e USB interligada com smart TV.

 

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

O restaurante do hotel, Bistrô4 , sob a orientação de Benoît Sinthon, Chefe Executivo do The Cliff Bay – Il Gallo d’Oro, restaurante galardoado com 1 estrela Michelin, em conjunto com o Chefe Executivo do hotel Porto Bay Liberdade, João Espírito Santo, apresenta um conceito inovador de “bistronomia”, que pretende ser uma fusão entre requinte, sabor e simplicidade.

O PortoBay Liberdade conta ainda com um pátio circundado por oliveiras e limoeiros, no exterior do restaurante, esplanada e terraço com bar, lounge exterior e jacuzzi, Deck 7, no último andar do hotel.

Por todo o lado sente-se um ambiente fresco e relaxante, reforçando ainda mais a já conhecida luminosidade da cidade de Lisboa. No seu interior, foram conservados alguns pormenores da época. É o caso das cantarias de lioz, pedra branca utilizada em Lisboa como rocha ornamental nos monumentos históricos bem como a escada, original de um dos edifícios, e que se encontra perfeitamente integrada na arquitectura do hotel.

O projecto do Arquitecto Frederico Valsassina preserva a fachada histórica do palacete. O ambiente e a decoração recriam alguns pormenores do passado que vivem dos mármores e as madeiras antigas, conjugadas com detalhes de luz e vidro para expandir a vivência da cidade.

O 5 estrelas PortoBay Liberdade fica na Rua Rosa Araújo 8, 1250-195 Lisboa – Portugal.

 

 

 

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.