A Tentação do Abismo: Sanz Blues de Rui Araújo é a Nova Aposta da Gradiva

A Tentau00E7u00E3o do AbismoO romance A Tentação do Abismo: Sanz Blues,  de Rui Araújo, editado este mês pela Gradiva, inaugura a nova coleção de livros policiais, da editora de Campo de Ourique, Entre Crimes.

O livro do jornalista, professor e  escritor Rui Araújo é um romance provocador, um pouco como o próprio autor, e que promete cativar o leitor pelo estilo narrativo e pelo enredo, como é hábito nas reportagens e nos outros livros já publicados de Rui Araújo, ele que é um contador de estórias e histórias nato.

É um romance provocador, a narração de uma paixão, que proporciona um retrato cinzento repleto de humor triste da (in)verdade dos sentimentos e da sociedade portuguesa contemporânea. Décio David foi assassinado no parque de estacionamento da Estação Fluvial de Belém. Por quem? A questão é de difícil resposta, pois vários poderiam ter sido os autores do crime. A comandar a investigação encontra-se o inspector Miguel Neves, que não tem de lidar apenas com a descoberta de um criminoso, mas também com a perspectiva de mudança do seu próprio futuro.

«À primeira vista não havia sinais de luta no interior do automóvel. A carteira estava caída junto ao travão de mão. O desgraçado era Décio David, 38 anos, casado, residente no Magoito. Ao lado dos pés, encontrei duas cápsulas de calibre 6,35 mm, usadas frequentemente em pistolas de gás transformadas. No lugar do pendura havia uma caixa com botas ortopédicas castanhas n.º 20 da marca Carlita.» Este excerto de A Tentação do Abismo: Sanz Blues apresenta-nos a vítima. A partir daqui desenrola-se a trama de um livro cheio de ritmo, com um final surpreendente.

O livro A Tentação do Abismo: Sanz Blues de Rui Araújo tem 196 páginas, preço de venda ao público é de 12,90 euros e marca a estreia do premiado e conhecido jornalista na Gradiva. O lançamento está marcado para amanhã, às 19h30 na FNAC-CHIADO, e conta com a apresentação do jornalista da TVI José Alberto Carvalho.

Texto de Elsa Furtado e Susana Gonçalves 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.