A Tecnologia Ao Serviço Da Arte No The Dalí Museum

Reportagem de Tânia Fernandes

The Dalí Museum
Museu Salvador Dali - EUA

Visitamos museus para conhecer obras de artistas. A visita ao Museu Salvador Dalí, em St. Petersburg na Flórida vai além disso. Podemos não só interagir com o génio criador como ainda dar mais um passo no sentido do entendimento das suas obras, através de animações em realidade aumentada ou experiências em realidade virtual.

As novas tecnologias foram postas ao serviço da Cultura e, o resultado, neste museu, é a possibilidade de ter um contacto único com um Salvador Dalí digital, admirar a complexidade de algumas das suas obras ou mesmo entrar dentro de um dos seus quadros – Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet – através de realidade virtual.

As Obras-Primas Do Pintor Em Realidade Aumentada

Lembra-se de ver pessoas na rua, de telemóvel na mão, à caça de Pokemons? A tecnologia utilizada aqui é a mesma, mas a finalidade muito diferente. “Visual Magic: Dalí’s Masterworks in Augmented Reality” é a possibilidade que os visitantes do Museu Salvador Dali têm, através de um dispositivo móvel (próprio  com a app instalada, ou emprestado pelo Museu), de ver as pinturas a ganhar vida. Esta é mais uma forma que o Museu encontrou, desde junho deste ano, para cativar a atenção dos visitantes. E torna-se irresistível admirar os seus trabalhos de uma forma totalmente inovadora. 

The DalÍ Museum
Museu Salvador Dali – EUA

Salvador Dalí Digital

O próprio Dalí desafiou constantemente a realidade, com o seu trabalho. O Museu tem investido no sentido de melhorar a interpretação da sua obra com recurso às novas tecnologias.  É também uma novidade, desta temporada, a versão virtual e interativa de Salvador Dalí, criada com recurso à Inteligência Artificial. É assim, o próprio artista que faz de anfitrião, ao receber os visitantes. Em ecrãs grandes, dispostos em diferentes pontos do museu, fala-nos da sua vida e convida-nos a apreciar a sua obra. O interessante é que a experiência é diferente, para cada visitante, com apresentação de histórias e piadas distintas.

Introduzido em maio deste ano, este “Dalí Live” pretende ser uma homenagem de celebração do 115.º aniversário de Salvador Dalí, que nasceu a 11 de maio de 1904. As expressões faciais de Dalí foram sobrepostas ao rosto de um ator, com proporções corporais semelhantes ao artista. A fala imita o sotaque único de Dalí, uma mistura de francês, espanhol e inglês, que torna a recriação ainda mais credível.

Todos os detalhes foram pensados ao pormenor. E Salvador Dalí não nos deixa seguir sem antes tirar uma selfie connosco!

Sonhos de Dali

Reminiscência Arqueológica do Ângelus de Millet o óleo sobre madeira, pintado em 1934 é uma das obras em exposição neste Museu. É também o contexto de uma das atividades que pode aqui realizar. Sonhos de Dalí permite viajar, dentro deste quadro, através de uma experiência de Realidade Virtual. A aventura dá-lhe acesso às torres, à vista deslumbrante da paisagem, mas também a descobrir recantos secretos, ocultos na tela.

O Museu

A coleção permanente do Museu Salvador Dali conta com mais de 2400 obras de arte de toda a carreira de Dalí. Inclui pinturas a óleo, desenhos originais, ilustrações de livros, livros de artistas, gravuras, esculturas, fotos, manuscritos e um extenso arquivo de documentos. É a maior coleção do artista, fora de Espanha.

The Dalí Museum
Museu Salvador Dali – EUA

O acervo foi criado com base na coleção de arte de A. Reynolds e Eleanor Morse, constituído a partir de 1942, quando os Morses visitaram uma retrospetiva itinerante de Dalí no Museu de Arte de Cleveland, organizado pelo Museu de Arte Moderna de Nova York, e ficaram fascinados com o seu trabalho. A 13 de abril de 1943, os Morses tiveram oportunidade de conhecer Salvador Dalí e sua esposa Gala, em Nova York e criaram afinidade com o casal.

O Museu Dalí, em St. Petersburg na Flórida, abriu em 1982. O novo edifício, foi inaugurado a 11 de janeiro de 2011.  O projeto é do arquiteto Yann Weymouth, da HOK, e combina o racional com o universo fantástico do artista que homenageia.

Se estiver na Flórida, na zona de Tampa, recomendamos uma visita ao Museu Salvador Dali.

The Dalí Museum abre diariamente entre as 10h30 e as 17h30. Às quintas-feiras encerra às 20h00. As entradas custam 25 dólares. Há desconto para séniores, e estudantes. É gratuito para menores de 6 anos. Às quintas-feiras, entre as 17h00 e as 20h00 fazem preço especial para todos de 12 dólares.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.