A Rota de Tapas Estrella Damm está de regresso!

Rota das Tapas

Reportagem de Marta Plácido
 

Está novamente na hora de agarrar no mapa e ir à descoberta dos típicos bairros lisboetas. A 4.ª edição da Rota das Tapas Estrella Damm está de volta com o desafio de tapear e conviver pelos bairros históricos de Lisboa. À edição anterior, que contava já com um percurso por Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real, junta-se agora o Rossio e o Cais do Sodré, num total de 35 estabelecimentos preparados para o receber com uma tapa inspirada nos sabores de outono e é claro com uma Estrella Damm bem fresquinha.

No roteiro traçado pela Estrella Damm, todos têm um desafio! Do lado dos chefs, não esquecendo que também está em jogo a eleição das duas melhores tapas, as linhas de orientação para a sua criação foram a inspiração nas cores, aromas e sabores do outono e o aconchego a que apela esta estação. Vai assim encontrar a harmonização de verdadeiras iguarias como a perdiz, doces marmelos, as castanhas e os cogumelos, azeitonas, mel, maravilhosos enchidos e queijos, amêndoas, noz, passas, batata-doce e abóbora, entre muitos outros sabores outonais.

Rota das TapasPara os que percorrem a Rota das Tapas, são dois os desafios. Em primeiro, a pura diversão e convívio, a harmoniosa degustação de local em local e de bairro em bairro, numa descoberta de novos sítios, novos restaurantes e de um pouco da história destes típicos bairros lisboetas.

Segundo desafio, ganhar uma viagem para duas pessoas a Barcelona, com um jantar no conceituado restaurante Tickets dos chefs Ferran Adrià, o chef internacional mais premiado e a referência de inovação do mundo das tapas, e Albert Adrià. Precisa apenas de carimbar o passaporte do mapa da Rota das Tapas em três restaurantes diferentes e deixá-lo numa das tômbolas disponíveis. Mas não chega! Não deixe de tirar a melhor fotografia para o Instagram, com o hashtag #rotadetapas ou fazer o upload da fotografia na tab do Facebook Estrella Damm

Este é sem dúvida um programa feito à medida de quem gosta de petiscar, conviver e saborear a verdadeira tradição cervejeira. E esta edição não deixa margem para a desculpa do “não consegui ir a todos os bairros porque ainda ficam longe uns dos outros…” A resposta é “ Vá de tuk tuk! ”.

Para facilitar a deslocação entre os bairros aderentes, estão a circular diversos tuk tuks, com capacidade para 6 pessoas, sendo esta mais uma forma divertida de passar bons momentos com os amigos e ir de boleia de bairro em bairro. Os tuk tuks vão estar a circular todos os dias, entre as 19h00 e as 23h00 e os pontos de paragem são no Jardim do Príncipe Real, junto ao quiosque, no Cais do Sodré, junto ao Jardim das Oliveiras e em Alfama, junto à Sé.

O C&H já começou a Rota das Tapas e o nosso passaporte já tem três carimbos! Na primeira paragem, na Rua do Alecrim, o Storik recebeu-nos com o Rolinho Storik, um rolinho de com queijo feta, chourição, azeite e orégãos. De tuk tuk, seguiu-se a viagem para o Cais do Sodré, onde o Lateral Bistro nos apresentou um saboroso croquete de alheira com molho de mostarda e mel. Mais uma Estrella Damm e nova boleia para Alfama, desta vez com paragem na Velha Gaiteira e com um último petisco de Migas Espanholas com Mel, uma substancial tapa de migas com chouriço, bacon, pimentos, alho, pimentão de la vera, mel e ovo de codorniz, aconchegada por uma cerveja Estrella Damm, como não podia deixar de ser!

This slideshow requires JavaScript.

De que está à espera?!

O mapa da Rota das Tapas tem todos os detalhes sobre os restaurantes aderentes, a sua localização, os horários para tapear e muito importante, a descrição da iguaria preparada especialmente para esta Rota de outono, em harmonização com a cerveja Estrella Damm. Cada tapa, acompanhada de uma Estrella Damm de 0,25l tem o preço fixo de 3 euros.

A Rota das Tapas está ainda a decorrer no Porto, na Baixa do Porto e Ribeira, também até ao dia 2 de novembro.

 
Artigo anteriorTAAG lança promoção para o Natal
Próximo artigoAzeites e Vinhos do Alentejo à prova em Lisboa

Leave a Reply