A Renovada Portugália de Belém

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

pt_belem02“Quem se deita sem ceia toda a noite esperneia”. O conselho chega-nos no pacote de açúcar que acompanha o café, a rematar a refeição na recentemente remodelada Portugália de Belém. E a verdade é que, a qualquer hora do dia, 7 dias por semana, esta cervejaria responde aos ímpetos do estomago, seja para uma refeição mais prolongada ou apenas um pequeno aconchego.

O espaço reabriu em abril, depois de profundas obras. O ambiente tradicional e nobre surge agora renovado, com mais luz e também mais aberto ao exterior. O pavimento em calçada portuguesa – mas da regular, que não faz entornar os stilletos – e um painel de azulejos a decorar uma sala mais reservada fazem a ligação a uma antiguidade que está na origem da casa. Paredes meias com o rio Tejo, a Portugália Cervejaria Belém soube tirar partido desta excecional localização, aumentando a sua capacidade de ocupação também na nova esplanada.

Os portugueses frequentam-na porque sabem o que encontram na carta, os turistas vêm à descoberta da gastronomia portuguesa. A montra, à entrada, tenta o paladar pela vivacidade dos mariscos expostos convidando a combinar o que de mais fresco o mar traz com a bebida rainha da casa: a cerveja. O marisco mais popular e acessível à algibeira tem também aqui lugar de destaque. É aproveitar a elevação do estatuto do tremoço a alimento saudável para aqui proporcionar o encontro do pires com a imperial.

pt_belem06De entradas a carta propõe croquete ou rissol quentinho, recheio de sapateira ou gambas “Al Ajilho”. Os bifes servidos na frigideira, com o molho tradicional são o ex-libris da casa e o prato forte em matéria de carne. O bacalhau assado, à braz ou a açorda de camarão também se impõe nesta casa. Para sobremesa, pode seguir a linha tradicional e pedir o clássico pudim flan, feito em forma pequenina ou arriscar pelo arrojado gelado de Bohemia. Sim, gelado com o travo amargo da cerveja mas ao mesmo tempo doce e suave a derreter na boca.

Com casa mãe na Avenida Almirante Reis, a cervejaria Portugália reabre em Belém um espaço arejado e descontraído, junto ao Tejo adequado a quem está de visita à cidade,ou vivendo em Lisboa, pretende fazer uma refeição com uma vista digna de portal turistico.

Este slideshow necessita de JavaScript.

A Portugália Cervejaria Belém serve refeições diariamente entre as 12h00 e as 00h00. Às sextas-feiras, sábados e vésperas de feriado encerra à 01h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.