A Ratoeira Está Novamente Em Cena No Teatro Armando Cortez

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

A Ratoeira

Depois da estreia a 10 de setembro de 2020, apresentação de A Ratoeira teve de ser interrompida. Com a reabertura de portas dos teatros, em meados de abril, o texto de Agatha Christie volta à cena, com novas alterações ao elenco. O espetáculo conta agora com a participação de Ruy de Carvalho, Daniel Cerca Santos, Elsa Galvão, Filipe Crawford, Henrique de Carvalho, Luís Pacheco, Sara Cecília e Sofia de Portugal. A encenação é de Paulo Costa Sousa.

Conhecida como a peça de teatro há mais anos em cena, pelo mundo, A Ratoeira tem feito sucesso pela forma como envolve e surpreende o público. Estreou em 1952, no West End, em Londres. Em Portugal, um elenco de atores de consagrados coloca este espetáculo na lista de espetáculos a não perder.

Um grupo de sete pessoas ficam retidas numa guest house, no meio do campo, pela queda intensa de neve. A chegada inesperada de um polícia informa-os que há um assassino entre eles.
À medida que a estória se desenrola, um a um, todos os personagens revelam um passado comprometedor. Mas afinal, qual deles é o assassino? E quem será a próxima vítima?
É nesta incerteza que somos conduzidos ao longo da sessão, inebriados por um enredo, cuja solução que só é revelada nos últimos minutos.

Ovação de pé, no final, para todos, mas com destaque para o Ruy de Carvalho. O ator, aos 94 anos de idade e 78 anos de carreira, é novamente homenageado, no local, com a exposição Retratos Contados de Ruy de Carvalho, comissariada por Nélson Mateus.

Esta exposição, que recorda o seu percurso, pode ser vista na Galeria Raul Solnado (de entrada livre) de segunda-feira a sábado, entre as 19h00 e as 22h00, e domingos das 18h00 às 20h00.

A Ratoeira pode ser vista no Teatro Armando Cortez, de quinta-feira a sábado às 20h00 e aos domingos às 18h30.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.