À Procura De Pessoa Em Lisboa Com A COOLture Tours

No dia 22 de maio, Dia do Autor Português, a COOLture Tours – História Com Vida apresenta uma nova visita-passeio, ao ar-livre, por Lisboa: “À procura de Pessoa em Lisboa”.

Destinada a famílias com crianças (+ 5 anos), famílias e escolas, neste passeio por Lisboa, a Coolture Tours propõe uma introdução à obra do maior escritor português do século XX contada de uma forma cativante, estimulante e divertida para miúdos e graúdos.

“Para os miúdos será uma introdução a Pessoa, para os graúdos um reencontro com a sua vastíssima e rica obra” – destaca Felisa Pérez, fundadora do projeto que desde 2017 interpreta personagens da História e Literatura portuguesas na primeira pessoa.

O passeio vai ter início no Largo de São Carlos, às 10h00 e às 15h00 (na tour da tarde), frente ao edifício onde Fernando Pessoa nasceu, e continua pelo Chiado e Baixa (o ponto de encontro é às 9h45 e às 14h45).

Ao longo da visita, para além de apontamentos sobre a história de Lisboa e a vida do Autor, serão declamados versos da sua Poesia. Desde o primeiro poema escrito por Fernando Pessoa aos 7 anos de idade, dedicado à sua Mãe, ao “Sino da minha Aldeia”, às “Canções para acordar crianças (poemas para Lili)”, entre muitos outros.

“Um dos textos que mais gosto de Pessoa é a carta onde relata a Adolfo Casais Monteiro a origem dos heterónimos. Como o próprio destaca nessa Carta, todas as crianças constroem personagens imaginárias à sua volta. O que vamos articular com os mais novos é a aproximação dos principais heterónimos de Pessoa, aos afetos. Os afetos é um tema trabalhado desde a Infância, com educadores e psicólogos infantis, e em belíssimas histórias que integram atualmente os currículos escolares e o Plano Nacional de Leitura. Os heterónimos podem parecer complicados de explicar aos mais novos, mas se os associarmos aos afetos que as crianças conhecem, acredito que facilita. Não se espantem, por isso, se, – ao longo do passeio – aparecer um Álvaro de Campos acelerado, um Ricardo Reis esotérico ou um “Guardador de Rebanhos” – explica ainda Felisa Pérez.

As visita-passeio, com duração de 1h30, têm um custo de 15 euros por pessoa (125 euros por sessão – escolas, máximo 25 alunos por sessão), sendo necessária reserva prévia.

As famílias devem trazer: mochila contendo garrafa de água, uma peça de fruta, um bloco e lápis para apontamentos.

Há hipótese de agendar visita noutras datas e idiomas (inglês e castelhano) mediante consulta.

Todas as informações e reservas podem ser realizadas aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.