A.N.T.Í.G.O.N.A Estreia No Teatro Carlos Alberto

O espetáculo A.N.T.Í.G.O.N.A., com texto e encenação de Gonçalo Martins, sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto (TeCA), no Porto, de 16 a 19 de setembro, baseado em diversos materiais textuais em torno da obra, numa coprodução Teatro Experimental do Porto e Teatro Nacional São João.

Antígona, a personagem da mitologia grega, volta a estar em destaque nos espaços do Teatro Nacional São João (TNSJ). Desta feita, é a vez do Teatro Experimental do Porto (TEP) explorar um novo olhar sobre a tragédia homónima composta por Sófocles no século V a.C. 

Nomes como George Steiner, Judith Butler, Slavoj Žižek, María Zambrano, Sara Uribe, Eduarda Dionísio, Júlio Dantas, Jean Anouilh ou António Pedro fazem parte do reportório de reescritas, ensaios e aproximações à peça de Sófocles, que estão na génesis do espetáculo agora apresentado. A este cunho polissémico junta-se a colaboração criativa de uma equipa multifacetada de artistas que leva a palco uma A.N.T.Í.G.O.N.A. que vai incitar à reflexão de dilemas nodais, entre ordem e paz, tradição e amor fraternal, autoritarismo e voz individual.

A peça tem direção artística e encenação de Gonçalo Amorim e conta com as participações de Carolina Dinis, Gonçalo Amorim, Isabel Costa, Luísa Sequeira, Matilde Gandra, Mia Tomé, Patrícia Gonçalves, Pedro Vilela, Raquel S., e Sama, Susana Paixão.

A peça vai estar em cena de quarta a sexta-feira, às 21h00, e no sábado, às 19h00. A récita do dia 18 de setembro será complementada com uma conversa no final do espetáculo. No dia seguinte, a peça vai contar com tradução simultânea em Língua Gestual Portuguesa. O preço dos bilhetes é de 10 euros.

 

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.