A História Da Filha Negra Da Duquesa De Alba Em Livro

Chegou recentemente às livrarias, numa edição Casa das Letras, o romance A Filha de Caeytana, a história verdadeira da filha negra adotada pela Duquesa de Alba na Espanha do século XVIII, escrito por Carmen Posadas.

María del Pilar Teresa Cayetana de Silva y Álvarez de Toledo era uma “estrela” na corte de Carlos IV. Protagonista de uma vida de excessos, era excêntrica, osbtinada e livre, tal como o foi uma sua descendente, a 18.ª Duquesa de Alba que, morreu, em 2014, depois de sucessivos escândalos nas revistas cor-de-rosa, o último dos quais o casamento com o jovem motorista, aos 85 anos.

Musa de Goya, Cayetana tinha uma saúde frágil, era casada com um primo que não lhe ligada nenhuma e como não podia conceber filhos, adoptou uma menina de raça negra, María de la Luz Álvarez de Toledo, de olhos cor de esmeralda, a quem deixou em testamento a sua fortuna (documento que ainda existe), mas sobre quem pouco se sabe .Julga-se também que seja ela a mulher representada no famoso quadro de Goya, A Maja Nua, que pode ser visitado no Prado, visto que ambos foram muito amigos e o pintor nutria por ela enorme paixão. Uma aguarela em que Cayetana surge com a menina nos braços é outro dos documentos que sustentam esta história.

Foi a partir destes episódios que a escritora uruguaia, radicada em Espanha, Carmen Posadas, relata as peripécias das duas mães: a adoptiva com os seus amores e dramas na corte e a biológica, a cubana Trinidad, que, sendo escrava em Espanha, luta por encontrar a bebé que lhe foi retirada após o nascimento.

Carmen Posadas é uma autora por diversas vezes premiada e com livros traduzidos em 23 línguas e publicados em mais de 40 países.

O romance histórico A Filha de Caeytana tem 584 páginas e custa 22,20 euros.

Autor:Texto de Rosa Margarida
Artigo anteriorExposição Na Ponta Dos Dedos Para Ver No Padrão Dos Descobrimentos Em Lisboa
Próximo artigoFesta Da História Leva Bragança Numa Viagem Até 1325

Leave a Reply