A Guerra Civil Portuguesa Em Livro Com A Chancela Da Guerra & Paz

O livro A Guerra Civil Portuguesa, da autoria de Fernando Rita, numa edição Guerra & Paz Editores, já se encontra disponível nas livrarias nacionais.

Nesta obra, o especialista em história militar, revela, num estudo rigoroso, a importância da antiga vila de Santarém no desenrolar do conflito, entre liberais e absolutistas e as marcas deixadas na região pela luta pelo trono entre os irmãos Dom Pedro e Dom Miguel.
De um lado, o progressista D. Pedro, liberal, adepto do constitucionalismo, defendia o direito à vida, à liberdade e à felicidade. Do outro, o tradicionalista D. Miguel, absolutista, considerava que o monarca deveria ser o centro do poder numa sociedade orgânica estratificada (nobreza, clero, burguesia e povo). Dois irmãos com ideias bem distintas para os destinos de Portugal, que atravessava, em pleno século XVII, uma crise sucessória, após a morte de D. João VI.

A crise de 1822 é o mote para A Guerra Civil Portuguesa, um livro que resulta de uma precisa investigação do professor, historiador e militar Fernando Rita, que se concentrou nesta obra, particularmente nas duas principais batalhas liberais, a Batalha de Almoster e a Batalha da Asseiceira, travadas na antiga vila de Santarém. Foram conflitos determinantes para o fim do Antigo Regime em Portugal.

O livro dá a conhecer ainda os impactos da guerra na região de Santarém, nos anos de 1833 e 1834, período de grande agitação social, económica e política, assim como a organização, estratégias de subsistência, tecnologia e tácticas dos exércitos de D. Miguel e D. Pedro na campanha militar.

Este é o terceiro livro de Fernando Rita sobre temas de história militar, regional e local. O autor é membro do Centro de Investigação Joaquim Veríssimo Serrão, em Santarém, e do Fórum Ribatejo, para historiadores locais e regionais.

O livro, de 192 páginas, está à venda por 16 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.