A festa das artes no Belém Art Fest

Belem Art FestReportagem de Tânia Fernandes e António Silva

Palcos montados em recintos onde habitualmente o silêncio é respeitado enchem-se com músicos e instrumentos a debitar decibéis. Há corpos em movimento em espaços que vivem da exposição de peças milenares inertes. Abriu portas ontem o Belém Art Fest, o festival que reúne as várias disciplinas artísticas em espaços museológicos, fora de horas. A noite foi de abril águas mil, comprometendo a circulação entre espaços. Ainda assim, munidos de guarda chuva, muitos foram os que não quiseram perder a oportunidade de beber um copo e abanar o corpo, à noite, no museu.

É preciso atravessar um corredor estreito na zona de escritórios do Museu Nacional de Arqueologia para chegar ao Salão Nobre onde decorrem os espetáculos. O ambiente é de penumbra e a boa acústica do espaço é envolvida pelas vozes de Francisca e Mariana. Em palco estão os Minta & Brook Trout que aproveitam a oportunidade de ter novo público para apresentar temas ainda por editar.
A animação neste Museu não se resume a concertos. Se se explorar os recantos, podem-se ter lições de fotografia em sala preparada para o efeito, ou aprender as mais recentes técnicas de maquilhagem com os Tesouros da Arqueologia Portuguesa em redor. Há um piscar de olhos ao verão com a venda de produtos de praia como toalhas e alpergatas mas também umas bancas de sandes estrategicamente colocadas prontas a saciar os mais resistentes.
Noiserv, o projeto musical de David Santos foi uma das grandes atrações de sexta feira neste espaço. De seguida, em frente ao palco estendeu-se o tapete, que foi prontamente ocupado por três sensuais e um tanto ou quanto intimidantes bailarinas. A dança do ventre, com sabre na mão, garantiu que o público não ousasse por um pé em falso.

This slideshow requires JavaScript.

O Picadeiro Real do Palácio de Belém, que por enquanto ainda alberga o Museu Nacional dos Coches é outro dos pontos de animação do Belém Art Fest. Os Jovens Solistas da Metropolitana ocuparam o espaço ontem. Entre coches e fechando os olhos, pelo som que nos chegava dos violinos, quase se poderiam dizer que a infantaria vinha a caminho. As visitas a este museu revelaram-se muito rotativas. O público passeia pelo espaço, sobe ao primeiro piso e sente a música enquanto observa as peças históricas.
Poisados os violinos, começa-se a ouvir o violoncelo mais perto da entrada do museu. Melodium é a proposta que se segue, de música e bailado clássico. Joana Correia marca o ritmo no violoncelo enquanto Joana Inês Santos, bailarina, rodopia, qual cisne fora de água.

No claustro do Mosteiro dos Jerónimos Rita Red Shoes apresentou os temas de “Life Is a Second of Love”, o disco que irá lançar dentro de um mês. O espaço é magnífico, mas a acústica não será a mais indicada para receber este tipo de concerto. Ainda sim, e apesar do frio e da chuva, foram muitos os que marcaram presença neste espaço, para ouvir temas como ”Choose Love” ou “Dream on Girl”. Encantada com o local e a proximidade com a plateia, Rita trouxe um convidado especial: Gui Amabis, produtor do novo disco que se juntou à banda em palco.

This slideshow requires JavaScript.

Com o palco montado no hall de acesso ao Museu Coleção Berardo o cenário destes artistas torna-se quase certamente o mais valioso das suas carreiras. Carolina Deslandes aguçou a curiosidade dos presentes e Thomas Anahory deu bom ritmo ao ambiente cuja adesão foi crescendo ao longo de atuação. Sendo este o último espaço do Belém Art Fest a fechar portas, artistas, músicos e público foram aqui chegando para a grande festa da noite, animada pelo DJ Ricardo Guerra.

Hoje há mais Belém Art Fest. Sérgio da Silva, Tango ou Ana Sofia Varela no Museu Nacional dos Coches; Sapateado, Walter Bejamin, Jazzy Crew e Cais do Sodré Funk Connection no Museu Nacional de Arqueologia; Beatriz Pessoa e Gospel Collective no Mosteiro dos Jerónimos; Exibição de curtas, Orchidaceae, Wack, Jukebox Crew; Da Chick e DJ Kamala no Museu Coleção Berardo. Os bilhetes de acesso para um dia custam 12 euros.

Artigo anteriorAtividades para os mais novos se entreterem nestas Férias da Páscoa
Próximo artigoMundo Abreu anima Pavilhão 1 da FIL este fim-de-semana com viagens para todos os gostos e bolsas

Leave a Reply