9ª Edição Da Quinzena Gastronómica Do Polvo Da Lourinhã A Decorrer Até 4 De Junho

O polvo é o nome que mais se vai ouvir nos próximos dias em mais uma Quinzena Gastronómica do Polvo, que arrancou ontem e decorrer até 4 de junho na Lourinhã.

Servido com sementes de sésamo, com tomate e ovo escalfado ou com frutos vermelhos são algumas das opções a saborear neste evento de 11 dias.

A organização conta com mais de 50 pratos de polvo que “aliam a tradição à inovação, tendo sempre como ingrediente principal o referido cefalópode.

Esta é uma iniciativa que conta com a participação de inúmeros restaurantes do concelho que garantem ter entradas com polvo (como empadas e pataniscas de polvo) bem como polvo suado ou migas de polvo na batatinha com toque balsâmico – desta forma o sabor do polvo estará na refeição do início ao fim das formas mais variadas possíveis.

Para os mais tradicionais, os restaurantes aderentes têm à disposição o tradicional polvo à lagareiro e a típica salada de polvo, quanto aos que preferem arriscar um pouco mais podem contar com receitas criativas como a bruschetta de polvo e o polvo em crosta de ervas. Os mais aventureiros, têm ainda à disposição um prato de polvo com mexilhão e coentro ou podem optar por rasgos de polvo grelhados sobre ardósia com molho de vieira e alecrim biológico. Terminar uma refeição destas passa por provar um carpaccio de polvo com crocante de frutos vermelhos.

Todos os anos este evento ganha mais fãs da associação da cozinha portuguesa à inovação gastronómica como chave para um prato de polvo cada vez melhor. O fato de cada vez mais restaurantes aderirem a esta iniciativa faz com que esta seja cada vez mais procurada por locais e turistas.

Dos restaurantes que responderam ao desafio do município, constam: Avenida Café Cervejaria, Barracão do Petisco, Restaurante Chico Neto, Foz Restaurante, Jardim Cervejaria, Pizza & Companhia, Restaurante Adega do Careca, Restaurante Carlos dos Leitões, Restaurante Castelo, Restaurante Dom Lourenço, Restaurante Dom Sebastião, Restaurante O Chafariz, Restaurante O Moleiro, Restaurante O Pão Saloio, Restaurante Residencial Braga, Vista Mar by Noiva do Mar, Restaurante Viveiro e Sports Bar – Restaurante e Hamburgueria.

Esta é uma atividade da qual a Câmara Municipal da Lourinhã, mais concretamente o pelouro do Turismo e Competitividade, considera essencial na dinamização e promoção do concelho a nível turístico, bem como o valor gastronómico da região.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.