90ª Feira Do Livro De Lisboa Abre Hoje As Portas – Atualizado Com Fotos

A Feira do Livro de Lisboa completa este ano 90 anos e arranca hoje no Parque Eduardo VII mais uma edição, que se prolonga até dia 13 de setembro, com 310 pavilhões, 117 participantes e representação de 638 marcas editoriais.

Depois de adiada de maio para fim de agosto, esta edição é já tida como a 2ª maior da história da Feira, e sofreu algumas alterações ao nível da disposição, com uma lotação inicial de 3300 pessoas em simultâneo no recinto e um distanciamento social de 2m entre pessoas.

Segundo a organização: “De forma a mitigar a propagação da COVID-19, a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), coorganizadora da Feira do Livro, em conjunto com a Câmara Municipal de Lisboa, adaptou o formato desta edição com o objetivo de aumentar os espaços de circulação e assegurar o distanciamento recomendado entre as pessoas. Para o efeito, a organização optou por dispensar infraestruturas consideradas não essenciais e apostar na realização de atividades ao ar livre”.

Assim, o Auditório Principal da Feira é, este ano, um espaço aberto e o recinto disponibiliza ainda dois novos auditórios, também ao ar livre, que se encontram afastados das alamedas de circulação, junto ao passadiço, onde serão realizadas algumas das atividades previstas na programação do evento.

A redução do número de espaços de restauração, eliminação de lugares sentados nas praças (com exceção para os auditórios), a delimitação de zonas de entrada e saída e o controlo de acessos ao recinto, são algumas das medidas implementadas; para assistir às apresentações de livros, lançamentos, palestras, workshops, sessões de autógrafos – a organização recomenda a inscrição prévia junto das respetivas editoras.

Nas entradas e por todo o recinto, e nos pavilhões dos expositores, podem ser encontrados dispensadores de álcool gel. Será obrigatório o uso de máscara em todo o recinto, tanto por expositores, como pelo público visitante.

Da programação desta edição conta a habitual Hora H, com descontos mínimos de 50% em livros lançados há mais de 18 meses, funcionando entre segunda e quinta-feira, na última hora da Feira, ou seja, entre as 21h00 e as 22h00.

De regresso está também a iniciativa Dê nova vida ao Livro: um final feliz para todos os livros.

O Oceanário de Lisboa e a Fundação Oceano Azul promoverão ainda uma ação de educação ambiental enquadrada na sua campanha de sensibilização “Vamos salvar os cavalos-marinhos da Ria Formosa”, através de diversas sessões de leitura do conto “O Xerife da Ria Formosa”.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) promoverá 15 debates sobre temas fraturantes da sociedade portuguesa e do que a rodeia e que têm como ponto de partida livros da Coleção da Fundação, que serão apresentados em primeira mão, como por exemplo: “Quem nos dá a mão quando estamos isolados?” um retrato fotográfico do Humberto Brito com textos de Djaimilia Pereira de Almeida, que contará com a participação da socióloga Luísa Lima; “Até quando jobs for the boys e boys for the jobs?”, “O que nos deve a banca, e o que lhe devemos a ela?”, tendo como ponto de partida um livro de Jorge Braga de Macedo, Nuno Cassola e Samuel Rocha Lopes, e que traz os comentários da ex-Ministra das Finanças, Maria Luísa Albuquerque.

A Santa Casa da Misericórdia apresenta no Auditório Sul, vários concertos com música dos mais variados estilos, desde o jazz ao gospel, soul, e passando ainda pelo “Concerto Entressonhar” do projeto GEO.

Decorre ainda a 5ª edição do “Prémio Literário UCCLA – Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa”, com a presença do autor premiado, júri, editor parceiro e convidados.

Para os mais pequenos matém-se a Hora do Conto e várias atividades, promovidas pelas Bibliotecas de Lisboa. A hora do conto acontece de segunda a sexta sempre às 17h00, e ainda apresentações de livros, leituras encenadas, debates, apresentação de projetos e sessões de música e de dança.

A Feira do Livro de Lisboa de 2020 vai funcionar de segunda a quinta-feira, das 12h30 às 22h00; à sexta-feira – das 12h30 às 00h00; ao sábado – das 11h00 às 00h00; e ao domingo – das 11h00 às 22h00.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.