90 Anos Do Teatro Municipal Do Porto Marcam Programação De Janeiro

A programação da segunda metade da temporada de 2021/2022 do Teatro Municipal do Porto (TMP) fica marcada pelo 90º aniversário do Teatro Rivoli, com um conjunto de atividades a decorrer entre os dias 18 e 23 de janeiro, que se estende a alguns dos locais mais emblemáticos da cidade.

Janeiro: Entre Bailados e Comemorações

O Rivoli acolhe, de 12 a 23 de janeiro, a mais recente criação da companhia de Teatro da Palmilha Dentada, 12 Efeitos de Luz e, de 14 a 16 de janeiro, a Companhia Nacional de Bailado (CNB) apresenta Noite Branca, composto por três obras: Concerto Barocco, Shostakovich Pas de Deux e Snow.

O programa especial de aniversário, composto por criações de artistas da cidade, decorre de 18 a 23 de janeiro, no Rivoli e no Campo Alegre, com incursões em espaços culturais vizinhos, como Coliseu Porto Ageas, Palácio do Bolhão, Maus Hábitos e Passos Manuel.

Fevereiro: Phia Ménard em Destaque

A estreia da peça Descanso na Tua Voz, de Diana Sá / Cão Danado, nos dias 10, 11 e 12 de fevereiro,que através do dispositivo cénico, procura “conseguir devolver ao público em geral a vontade e responsabilidade da apropriação de um objeto artístico que, em última instância, só existe porque o público o faz existir.”

Apresentação, em estreia nacional, dos espetáculos Saison Sèche, nos dias 18 e 19, L’Après-midi d’un Foehn – Versão 1 (proposta para escolas) e a primeira parte da trilogia Contes Immoraux – Maison Mére, nos dias 25 e 26, da artista francesa Phia Ménard, fundadora da companhia Non Nova.

Nota ainda para a exibição de filmes e oficinas, conversas ou debates, com foco no trabalho de Phia Ménard.

Março: Homenagem a Raimund Hoghe

A estreia de Cornucópia, da companhia de teatro Mala Voadora, está agendada para os dias 4 e 5.

Em estreia nacional, nos dias 12 e 13, o espetáculo An Evening with Raimund, composto por fragmentos de peças coreográficas de 2002 a 2018 de Raimund Hoghe, reunidos por Emmanuel Eggermont e Luca Giacomo Schulte.

Também no dia 13, a exibição do filme La Jeunesse Est Dans la Tête e um conjunto de atividades que complementam esta homenagem ao coreógrafo alemão, «um dos mais relevantes nomes da dança contemporânea».

O Rivoli e o TMP Online acolhem, também em estreia, a peça OCD Love, nos dias 18, 19 e 23, dos israelitas Sharon Eyal e Gai Behar / L-E-V.

A fechar a programação deste mês, o Teatro Campo Alegre recebe, de 24 a 26, Double Trouble #4, com as criações dos artistas Julian Hetzel, Xana Novais e da dupla Mafalda Banquart e Emanuel Santos.

Abril: A Dança no DDD

O mais recente espetáculo de Marco Martins, Selvagem, de Marco Martins, sobe ao palco do Campo Alegre, nos dias 1 e 2 abril, propondo “uma reflexão sobre o uso da máscara em práticas ritualísticas”.

O Festival DDD – Festival Dias da Dança regressa aos palcos do TMP e outros espaços culturais das cidades do Porto, Matosinhos e Gaia, de 19 de abril a 1 de maio, com um vasto programa de espetáculos assinados por coreógrafos nacionais e internacionais

O DDD acolherá ainda, a 30 de abril, um grande ballroom – vogue, organizado por Nala Revlon e Piny 007. Dedicado ao tema Divindades e com 20 categorias em competição, o ball colocará o Porto no roteiro internacional da fervilhante cultura do voguing.»

Maio: FITEI

Entre os dias 10 e 22, a 45ª edição do FITEI – Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica invade o TMP.

Junho & Julho: As Estreias

Povo da Mata (título provisório da nova criação), de Marcelo Evelin, é apresentado nos dias 3 e 4, no Campo Alegre.

O último projeto como Artista Associado do TMP, Lago Libidinal, de Jonathan Uliel Saldanha, é apresentado em junho.

Em estreia nacional Augusto, de Alessandro Sciarroni, no dia 2 de julho e Falaise, uma criação de Baro D’Evel, nos dias 8 e 9 de julho, ambos os espetáculos no Rivoli, fecham a temporada.

Os bilhetes para os espetáculos estão à venda online e no local.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.