90 anos de José Saramago comemorados de 16 a 18 de Novembro

A Fundação José Saramago preparou várias iniciativas para a comemoração dos 90 anos do escritor, que vão ter lugar de 16 a 18 de novembro. O objetivo é o de se tornar um evento aberto para a rua, para festejar Saramago, como se poderá verificar em várias acções a decorrer neste fim-de-semana.

Entre várias iniciativas pensadas e preparadas, Pilar Del Río (companheira do escritor e responsável pela Fundação) quis destacar o dia 16 de novembro, data do nascimento de José Saramago, como O Dia do Desassossego fazendo jus à frase do escritor “Escrevo para desassossegar os meus leitores”, juntando assim também Fernando Pessoa. Esta iniciativa passa por passear Saramago por toda a cidade, sendo uma festa cívica e da cultura, sem convocatória em que as pessoas se passeiam pela cidade com um livro de Saramago, em especial o O Ano da Morte de Ricardo Reis.

De destacar a exposição de pintura nas janelas da Fundação, de José Santa Bárbara, com figuras como Blimunda, Baltazar, Frei Bartolomeu de Gusmão e até o Cão, acompanhada pela dramatização feita por atores do grupo Éter, de excertos do romance Memorial do Convento que também festejará trinta anos da sua publicação e que será dirigido por Vera Barbosa, a partir das 12h00.

O Teatro Nacional São Carlos também quis associar-se a este festejo e assim irá abrir as portas ao ensaio geral do concerto da Orquestra Sinfónica Portuguesa e do Coro do Teatro Nacional de São Carlos, Requiem de Fauré e Sinfonia Fantástica de Berlioz, a acontecer no dia 16 de novembro às 18h00.

De destacar também a inauguração na sede da Fundação, a Casa dos Bicos, de uma exposição de retratos do escritor feitos por nove ilustradores portugueses e espanhóis; esta exposição seguirá posteriormente para o Palácio Galveias e para uma estação do Metropolitano de Lisboa; o objetivo é que seja uma exposição itinerante e gratuita sendo que qualquer biblioteca pode solicitá-la.

A difusão da obra de José Saramago irá ter uma grande promoção neste fim-de-semana junto das livrarias com um desconto muito especial proporcionado pela editora Leya. Também a sexta edição da revista digital Blimunda irá ser totalmente dedicada a José Saramago.

Como estas, outras iniciativas irão acontecer um pouco por todo o país e pelo mundo; por exemplo na Azinhaga, onde José Saramago nasceu, ir-se-á ler em voz alta o livro do escritor As Pequenas Memórias; no Convento de Mafra também haverá uma comemoração muito especial associada ao livro Memorial do Convento. Haverá uma homenagem nas Belas Artes de Madrid, com Pilar del Río; em Nova Iorque entre 5 e 30 de outubro contar-se-á com várias iniciativas.

Por último mas não menos importante, a Fundação José Saramago pretende realçar que não recebe quaisquer financiamentos públicos e é sustentada exclusivamente pelos direitos de autor de José Saramago.

Por Joana Resende

 

 

Artigo anteriorRitual do Chá no modo zen no Museu do Oriente
Próximo artigoO Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora começa a 26 deste mês no Fórum Luís de Camões

Leave a Reply