8ª Edição Do Festival Periferias Arranca Amanhã

A 8ª edição do Festival Periferias, Festival Internacional de Cinema de Marvão e Valência de Alcântara tem início no dia de amanhã, 6 de agosto e prolonga-se até dia 11 de agosto. Conta com um programa diversificado com sessões de cinema ao ar livre, em Portugal e Espanha, privilegiando como habitualmente o cinema independente e de autor.

O filme O Que Arde, realizado pelo galego Oliver Axe (Prémio do Júri – Un Certain Regard, em Cannes) abre as hostes em Santo António das Areias já no dia de amanhã. A partir daqui os espetadores podem contar com um sem número de lugares diferentes para assistir a bons filmes dos dois lados da fronteira; desde na antiga estação de comboios da Beirã, passando pela antiga alfândega na fronteira de Galegos-Marvão até Carbajo ou até ao Museu Vostell em Malpartida de Cáceres!

Centrado nas temáticas dos Direitos Humanos, o Meio Ambiente, a Arte e Cultura, os espetadores poderão apreciar na manhã do dia 7 de agosto uma seleção de curtas metragens de dois festivais chineses, Critica e ShangaiPride, na Quinta dos Olhos d’Água e a estreia do filme Rafiki, da queniana Wanuri Kahiu na antiga alfândega na fronteira de Galegos-Marvão. De destacar no dia 10 de agosto um tributo ao compositor Ennio Morricone com a exibição da obra de Guillermo de Oliveira, Desenterrando Sad Hill, entre outras exibições.

O Festival Periferias encerra como habitualmente no Museu Vostell de Arte Contemporânea, em Malpartida de Cáceres, com a exibição do documentário El Cuadro de Andrés Sanz que se debruça sobre o mistério que rodeia uma das mais famosas obras de arte, Las Meninas de Diego Velazquez. Neste mesmo dia e para distinguir o filme mais votado pelo público, anunciar-se-á o vencedor do prémio Tejo/Tajo Internacional.

Com patrocínios da Câmara Municipal de Marvão, da Comissão de Coordenação Regional do Alentejo, da Direção Regional de Cultura e Turismo de Portugal e também do lado espanhol com a Junta de Extremadura, Filmoteca da Extremadura, Diputación de Cáceres e Ayuntamiento de Valência de Alcântara de Portugal e Espanha, o Festival Periferias decorre até ao dia 11 de agosto, podendo o programa ser consultado aqui.

Os bilhetes encontram-se à venda online e têm o preço de 6 euros por sessão. Existe ainda a possibilidade de adquirir o passe para todo o festival no valor de 35 euros.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.