88ª Edição Da Feira Do Livro De Lisboa Arranca Dia 25

A 88ª edição da Feira Do Livro de Lisboa arranca já no próximo dia 25 de maio e vai decorrer até dia 13 de junho, no Parque Eduardo VII. 

A edição deste ano vai contar com 294 pavilhões e mais de 620 chancelas, e área ampliada, uma área reforçada dedicada em exclusivo aos showcookings e onde vai decorrer a primeira edição do Supper Star Battle, cuja final está marcada para dia 2, às 19h00; e o Prémio Portugal Cookbook Fair 2018, que vai ser atribuído no dia 26 de maio, às 18h00, e em causa estão 8 categorias eleitas por um júri de especialistas com a presidência da decano Maria Lourdes Modesto.

As áreas de sombra foram aumentadas, alargando-se a todas as zonas de descanso, incluindo praças, áreas de alimentação e até ao passadiço onde estão localizadas as esplanadas, e a restauração apresenta mais de 30 opções disponíveis.

Entre as novidades desta edição destaque para o espaço Selfie, para tirar e partilhar uma panorâmica da cidade com as hashtags #feiradolivrodelisboa #amolivros, #amolisboa, #adoroler e a disponibilização de dois pontos de carregamento para telemóveis.

Novidade é também o Prémio Miúdos a Votos, no qual os mais novos fizeram campanha e votaram para eleger aquele que para eles é ‘o melhor dos livros’, que vai ser conhecido a 30 de maio, pelas 17h00; e ainda o Jornal da Feira do Livro, que reúne num único suporte o mapa da Feira com algumas das principais iniciativas que vão ter lugar em 20 dias de Feira.

No dia 8 de junho, pelas 18h00, a Feira recebe uma das paragens do roteiro EUPL (Prémio da União Europeia para a Literatura), que decorre pela primeira vez em Portugal; ainda pela primeira vez nesta edição vai estar disponível a primeira coleção de merchandising Feira do Livro de Lisboa, que inclui desde cadernos a marcadores de livros e chapéus.

Entre os regressos, destaque para a Hora H, com descontos mínimos de 50% em livros que ultrapassaram os 18 meses do preço fixo, e vai ter lugar entre segunda a quinta-feira, na última hora da Feira, entre as 21h00 e as 22h00; e a iniciativa “Dê Nova Vida Ao Livro”, uma iniciativa da APEL e do Banco de Bens Doados (BBD).

Entre as exposições patentes destaque para a mostra 88 Anos de Imagens com História, que conta a história da Feira desde o início dos anos 30 do século XX, com as suas primeira edições no Rossio, patente no pavilhão da APEL.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS), traz à Praça da Fundação novidades das coleções de Ensaios e Retratos e programou debates com nomes conhecidos como Luísa Costa Gomes e João Lopes, crítico de cinema, Moita Flores, Nuno Artur Silva, Adelino Faria, Luísa Schmidt, entre outras.

Entre a programação musical de referir a atuação da Banda do Regimento dos Sapadores Bombeiros, no dia de abertura, ao CoroArt, na tarde de encerramento, música rock pelos Tricycles ou pela percussão dos 7ª Escala.

Vai ainda haver cinema da responsabilidade da Cinemateca Portuguesa, com destaque para os filmes Lisboa Crónica Anedótica de Leitão de Barros, Cartas de Guerra, de Ivo Ferreira, O Escritor Prodigioso, de Joana Pontes, e José e Pilar de Miguel Gonçalves Mendes.

As Bibliotecas de Lisboa voltam a ser responsáveis pela programação cultural, com especial incidência na promoção de iniciativas destinadas ao público infantil, às famílias e às escolas, como é o caso de “Acampar com Histórias”, na Estufa Fria de Lisboa e atividades que se prolongam pela Feira (dias 25, 26 e 30 de maio, e 1,2,8,9 e 13 de junho); “Sessão de Histórias com Mimos”, “Fiadeira de Histórias”, uma performance pelo Chapitô, um Atelier de Origami, Oficina de Brinquedos Óticos, entre muitas outras.

Estas iniciativas e todas as que integram o programa podem ser consultadas através da aplicação móvel gratuita para Android e iOS, que possibilita o acesso ao Mapa do recinto, aos Livros do Dia e a vários conteúdos que permitem acompanhar, em tempo real, as centenas de atividades do evento.

A Feira vai funcionar de segunda a quinta-feira,das 12h30 às 22h00, às sextas-feiras das 12h30 às 00h00; aos sábados das 11h00 às 00h00 e aos domingos e feriados das 11h00 às 23h00.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.