87ª Feira Do Livro De Lisboa Arranca No Dia Mundial Da Criança

No Dia Mundial da Criança o Parque Eduardo VII em Lisboa volta a ganhar vida com a 87ª edição da Feira do Livro de Lisboa, que este ano se apresenta com a maior participação de sempre, uma vasta programação dedicada aos mais pequenos e ainda uma zona dedicada aos livros de cozinha.

Vão ser 18 dias com muitas atividades, animação e música, que prometem cativar os lisboetas e não só.

Esta 87ª edição vai contar com a presença de 122 participantes e 602 chancelas e editoras, que vão ocupar 286 pavilhões (um novo recorde para a organização da feira); vai contar com uma zona para animais – “Refrescão”, dedicada aos visitantes de quatro patas, onde estes vão poder descansar e beber água enquanto acompanham os donos; um fraldário localizado na entrada sul da Feira, com áreas mais reservadas para alimentação dos bebés e muda-fraldas; uma área de exposição dedicada à APEL e ainda novos espaços de restauração, e outros renovados num total de 40, e onde vai ser possível petiscar farturas, pipocas ou bifanas, cozinha vegetariana, italiana, americana e, ainda, uma nova seleção de espaços com petiscos e tapas.

A APEL vai ter um novo pavilhão, localizado junto à entrada Sul, na Praça Marquês de Pombal), e que contará com uma exposição através da qual dará a oportunidade a todos os visitantes de conhecerem melhor a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros, curiosidades relacionadas com o setor da edição e do livro (nacional e internacional) e com a história da Feira do Livro de Lisboa, que já passou pela Avenida da Liberdade e pelo Rossio.

As Bibliotecas de Lisboa, para além de serem responsáveis pela programação para as famílias, vai também contar com uma Biblioteca na Feira fazendo alusão à Biblioteca Central instalada no Palácio das Galveias, com peças dramáticas “desenhadas” numa simulação de gravura antiga.

Da programação da Feira vai voltar a fazer parte a Hora H, que este ano começa no dia 5 de junho, e vai decorrer de segunda a quinta feira, sempre entre as 22h00 e as 23h00, e vai contar com livros com descontos mínimos de 50%, nos pavilhões dos participantes aderentes.

A Fundação Francisco Manuel dos Santos (FFMS) vai promover na Praça Azul, vários lançamentos de livros e debates sobre temas atuais; vão haver vários lançamentos, sessões de autógrafos e debates, Noites de Cinema promovidas pela Cinemateca Portuguesa (com a exibição de filmes baseados em obras de autores portugueses) e o II Encontro Literário “Nós e os Livros”, que se realiza a 11 de junho.

Vai decorrer também a Primeira Edição da Portugal Cookbook Fair, entre dia 1 e 4 de junho, dedicada a celebrar e promover a gastronomia em livro, numa organização da Brandscape em parceria com a APEL, e que vai contar com a presença de vários autores e Chefes, sessões de Show Cooking – num espaço que inclui uma cozinha profissional; e ainda “Conversas com Sabor”, com Chefes como Justa Nobre, Henrique Sá Pessoa, João Carlos Silva (vindo de São Tomé e Príncipe) e a Chefe Andrea Henrique (do Brasil), entre outros.

Vão também ser atribuídos os Prémios aos melhores livros de Gastronomia publicados em 2016, nas oito as categorias a concurso: Livro do Ano, Capa do Ano, Fotografia, Design, Editor, TOP Vendas Nacional, TOP Adaptação Internacional e Escolha do Público. Os vencedores foram escolhidos por um júri presidido por Maria de Lurdes Modesto e composto por Carlos Coelho, Chefe Pedro Sommer, Teresa Vivas e Alexandra Prado Coelho, e serão entregues a 2 de junho, pelas 18h30.

Os mais “Pequenos” também não foram esquecidos e este ano a organização preparou uma programação muito especial para elesPara começar, toda a programação de dia 1 vai ser dedicada às crianças, com início logo às 10h00. O mural de ilustração de arte urbana recebe os ilustradores André da Loba, Paulo Galindro e João Rodrigues; vão decorrer oficinas de reciclagem, musicais e de ilustração; histórias; paradas circenses; exibições de parkour, capoeira, música; parada das mascotes; jogos tradicionais e pinturas faciais; peça de teatro O Rei Ludo vai à Feira do Livro; e muito mais.

Nos dias 2, 3, 9, 10, 12, 14, 16 e 17, o acampamento na Estufa Fria vai estar de volta, numa parceria com as BLX e com o apoio da McDonald’s, e no qual 120 crianças, com idades entre os 8 e os 10 anos, vão poder dormir em plena Feira do Livro de Lisboa “sonhando com livros, histórias e fantasias”. A experiência pretende fomentar o gosto pela leitura e inclui uma visita ao recinto, um jantar e muitas surpresas e atividades desde jogos, leituras de contos e histórias, ilustrações, música, um peddy paper, entre outras.

De referir ainda o regresso da campanha “Dar nova vida ao Livro: Porque todos os livros merecem um final feliz!”, de doação de livros usados.

O recinto da Feira este ano vai contar com WI-FI gratuito nas principais praças do recinto e todas as suas atividades poderão ser acompanhadas através das redes sociais Facebook e Instagram, e consultar a programação e as atividades na aplicação móvel gratuita “Feira do Livro de Lisboa”

Voltam a visitar a Feira vários editores estrangeiros (alemães, franceses e italianos), em iniciativas da AICEP, Instituto Camões e embaixadas portuguesas no estrangeiro, para conhecerem aquilo que de melhor se faz em Portugal no campo da edição de livros.

A 87.ª edição da Feira do Livro de Lisboa é organizada pela APEL – Associação Portuguesa de Editores e Livreiros em colaboração com a Câmara Municipal de Lisboa e conta com o apoio das Bibliotecas de Lisboa, (entidade responsável pela programação cultural e pelas iniciativas destinadas ao público infantil e às famílias).

A Feira vai decorrer de 1 a 18 de junho, de segunda a quinta-feira das 12h30 às 23h00; sextas-feiras das 12h30 às 00h00; sábados das 11h00 às 00h00; e domingos e feriados das 11h00 às 23h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.