Iniciativa 7 Maravilhas De Portugal À Mesa® Tem Nova Data De Entrega De Candidaturas E Anunciou Galas

Por Elsa Furtado (Texto e Fotos)

A data de entrega das candidaturas das 7 Maravilhas De Portugal À Mesa®, que visam promover a Gastronomia e o Turismo Nacional, foi prolongada até dia 7 de março, anunciou ontem a organização em conferência de imprensa.

Esta foi uma das novidades anunciadas por Luís Segadães na conferência de imprensa que teve lugar em Lisboa, no Teatro Thalia.

O outro anúncio feito foi que, à semelhança das edições anteriores, as galas onde vão ser eleitas as 7 Maravilhas à Mesa® vão ser apresentadas pela dupla Catarina Furtado e José Carlos Malato e transmitidas em direto na RTP1, aos domingos em horário nobre, de 22 de julho a 9 de setembro e a grande final é transmitida no dia 16 de setembro. Os locais das galas ainda estão a ser estudados e decididos.

As candidaturas podem ser efectuadas por entidades públicas ou privadas, câmaras municipais, privados, unidades hoteleiras ou restaurantes que considerem ter as 7 Maravilhas à Mesa® e devem contemplar sete patrimónios à escolha, que se englobem nas três categorias: Gastronomia; Vinhos e Azeites; e Roteiro Turístico.

Esta, que é a sétima iniciativa das 7 Maravilhas®, pretende eleger e dar a conhecer o que melhor se faz no nosso país ao nível dos vinhos, pratos e petiscos, roteiros, eventos e experiências eno-gastronómicas, proteger os produtos e as tradições locais, e promover a verdadeira experiência de comer e beber a uma “Mesa Portuguesa”.

As categorias a concurso são:

Gastronomia em que vão estar a votos: 1- Pão; 2- Petiscos; 3- Sopas; 4- Peixes e Mariscos; 5- Carne e Caça; 6- Queijos e 7- Produtos Endógenos.

Vinhos e Azeites em que vão ser avaliados: 1- Espumantes; 2- Vinhos Rosés; 3- Vinhos Brancos; 4- Vinhos Tintos; 5- Vinhos Licorosos; 6- Vinhos Excepção e 7- Azeites.

Roteiros em que vão estar a concurso: 1- Territórios Vinhateiros; 2- Património, História Cultura e Natural; 3- Museus; 4- Adegas, Lagares e Queijarias; 5- Eventos de Afirmação Territorial; 6- Experiências Vínicas e 7- Alojamentos Turísticos.

Uma candidatura de uma “Mesa” deve incluir 7 patrimónios à escolha, devendo obrigatoriamente incluir um património de cada categoria: Gastronomia; Vinhos e Azeites; e Roteiro Turístico obrigatoriamente, e deverá incluir o melhor da sua região, como os seus pratos, vinhos, pão, azeite ou queijos, mas também aquilo que pode ser experienciado, como um evento, uma adega, um lagar, um museu ou um percurso pedestre. Esta escolha será chamada “Mesa de (nome do lugar, aldeia, vila, cidade, restaurante ou hotel)” e disputará com mesas de todas as regiões de Portugal, o título de Maravilha.

Deixar uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.