6ª edição do Festival das Artes de Coimbra arranca a 18 de Julho dedicada ao Património

Screen Shot 2014-06-30 at 04.51.48“Património” é o tema deste ano do Festival das Artes, que decorre em Coimbra, entre 18 e 29 de julho. O festival promovido pela Fundação Inês de Castro, que já vai na sexta edição, volta a apresentar uma programação muito variada, que inclui teatro, música, artes plásticas, cinema, palestras, gastronomia e muito mais.

Na categoria de música, destaque para o concerto de dia 19 de julho,  na Sala dos Capelos da Universidade  de Coimbra, que pretende homenagear os músicos de Coimbra – “Património Musical de Coimbra”, o Concerto Fado – Lisboa encontra Coimbra, um Recital de Piano dedicado ao Legado Romântico, um concerto pela Orquestra Chinesa de Macau e ainda o Jazz no Barco Basófias, como já é habitual.

O emblemático Mosteiro de Santa Clara-a-Velha recebe o Ciclo de Cinema, que entre outros títulos apresenta o filme A Fonte dos Amores, do realizador Roger Lion.

Já o edifício do Chiado foi o local escolhido para receber a mostra de Artes Plásticas – Espreitar Pequenas Histórias sobre a Universidade de Coimbra, que inaugura o festival.

A Gastronomia volta a ser uma das atrações principais da Quinta das Lágrimas, com a presença de chefes portugueses galardoados como o Chefe Michelle Laffan, o Chefe Rui Martins e o Chefe residente Albano Lourenço, que este ano vão apresentar várias propostas gastronómicas inspiradas no Douro Vinhateiro e na Dieta Mediterrânica.

No restante programa destaque ainda para a interpretação de Raúl da Costa, promessa indicada porArtur Pisarro; a peça A Flor do Lácio, no dia 23, às 21h30, no Anfiteatro Colina de Camões, com André Gago (uma presença já habitual no Festival); no Ciclo de Conferências, uma dedicada a “Universidades Património da Humanidade” e outra sobre “Fundações falam sobre Património”, um debate sobre como as Fundações podem apoiar a valorização do Património, e que reúne a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Serralves, e a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva, ambas na Sala Aqua da Quinta das Lágrimas.

A pensar nos mais pequenos e não só, o Serviço Educativo programou também diversas atividades e iniciativas.

Os bilhetes estão à venda a partir de amanhã, dia 1 de julho e podem ser adquiridos online, ou localmente. O preço dos bilhetes varia consoante os ciclos e as atividades.

Por Elsa Furtado

 

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.