5ª Edição do Cooking Through Generations no Pine Cliffs – A Alta Gastronomia no Algarve

Cooking Through Generations
Cooking Through Generations

Marcus Eaves e Manel Lino, dois reputados chefes de cozinha foram os convidados da 5ª edição do Cooking Through Generations que teve, mais uma vez, lugar no Pine Cliffs Resort no final de maio. O evento, este ano, desdobrou-se em duas datas com dois menus diferentes a conjugar a mestria de quem os elaborou com o local onde foram preparados.

Acompanhámos o segundo dia do evento, com Manel Lino a entrar em cena. Com a atenção já centrada no jantar, o Chefe predispôs-se a preparar-nos, horas antes, um dos pratos do menu como forma de realçar a simplicidade a ao mesmo tempo originalidade de uma das suas sugestões: Tártaro de ostra e novilho com dashi. Uma combinação de terra e mar surpreendente.

Com apenas 27 anos, Manel Lino tem uma carreira ainda curta de tempo, mas já com grande experiência acumulada pela passagem por algumas das mais reconhecidas cozinhas mundiais. Atualmente, é o responsável pela cozinha do restaurante Tabik, na Avenida da Liberdade, em Lisboa e a quem se senta à sua mesa pede apenas “mente aberta” para usufruir das experiências que tem para proporcionar. “Gosto de cozinhar para pessoas que gostam de comer e que não se importam de sair da sua zona de conforto”  admitiu-nos Manel Lino. “Se não gostarem digam, mas que venham predispostos a experimentar. As pessoas saem pouco para jantar, para conhecer sítios novos” queixou-se.

E foi de mente aberta que nos sentámos à mesa, prontos a provar esta cozinha feita com base em produtos locais, mas com alguns ingredientes surpreendentes. Carabineiros de Sagres com leite de amêndoa foi o segundo prato apresentado. A frescura do mar, com as amêndoas algarvias e as sementes de tomate, a por o pé na terra.

Pregado com caldo de cebola tostada, aipo e borreagem foi o prato de peixe, com os verdes a sobressair sobre as lascas consistentes de peixe. Uma opção mais fácil para os amantes de aves e caça chegou com o prato de carne: Pato com funcho e emulsão de laranja. Tenro e forte em sabor.

A sobremesa reuniu a aprovação geral: Ganache de chocolate branco com espuma de citronela e merengue de limão. Os extremos reunidos no mesmo prato: o doce do chocolate com o amargo dos citrinos.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

“A cozinha é a forma de me exprimir” havia-nos confessado Manel Lino durante essa tarde. E se a sua a timidez, por vezes constitui uma barreira à passagem de emoções, pelos pratos que nos apresentou compreendemos a arte, o gosto e a vontade de arriscar que tem na matéria.

Tempo ainda, no final, para conversar com Osvaldo Silva, o chefe de todo o resort Pine Cliffs, responsável por coordenar os menus dos diferentes espaços. Mostrava-se satisfeito com esta experiência, mais uma que procura, acima de tudo, dar visibilidade à qualidade gastronómica da cozinha portuguesa.

Reportagem de Tânia Fernandes e António Silva

 

 

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.