50 Sombras a Comédia Musical Estreia Amanhã no Teatro Tivoli BBVA

Reportagem de António Silva

50 sombras[dropcap]Q[/dropcap]uer tenha lido o livro ou não, amado ou odiado, certo é que se vai divertir muito com a comédia musical 50 Sombras que estreia esta quinta-feira no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. A paródia em torno dos desejos mais fogosos das leitoras do romance de E.L.James é o grande mote deste espetáculo.

A adaptação ao palco fez furor do outro lado do Atlântico, assim como na Europa. A versão portuguesa pisa mesmo em território nacional, com trocadilhos que só fazem sentido por cá e a presença de um “Zé” com vincada pronúncia do norte.

Não vai assistir a jogos sexuais embaraçosos e perigosos mas pode contar com linguagem mais apimentada e muito palavrão. O tom provocador começa logo antes de subir o pano: “Então, andam à procura de prazer? Ehhh lá, tantos pecadores!”.

A narrativa vai-nos chegando através da leitura que Pam (Catarina Guerreiro), Carol (Marta Andrino) e Bea (Rita Cruz) fazem do livro, numa espécie de interpretação muito própria do enredo. Mundana, Pam desfruta das tórridas cenas do livro, enquanto a ingénua Carol tem dificuldade em encontrar a sua “deusa interior”. Bea faz a ponte entre as duas e à medida que avançam na leitura, há quem já sinta a sua deusa interior “a dançar bollywood”. Sissi Martins dá corpo à inocente Anastasia Steele e Pedro Pernas assume, com vigor, um enérgico Christian Grey. Catarina Guerreiro desdobra-se entre duas personagens: Pam do Clube de Leitura e Kate, a amiga de Miss Steele, com grande versatilidade e desembaraço. Diretamente do norte e com a língua bem afiada temos o Zé (Ruben Madureira). Angela Eckart e Filipe Rico são os bailarinos que condimentam as cenas. Representação, dança e música faz com que esta seja uma comédia BDSM: Bombasticamente Divertida, Sexy e Musical!

50 sombras

Há uma banda a tocar ao vivo em cima do palco e todos fazem parte deste espetáculo, inclusivamente o público. Os atores descem muitas vezes à plateia e interpelam os espetadores. “Esta é uma paródia ao livro e tem como missão apenas fazer rir. Precisávamos desta proximidade com o público, deste contacto direto para funcionar” explica-nos António Pires, o encenador, que não poupa elogios aos atores “Neste caso foi muito fácil, porque estes atores são tão talentosos!”.

Será que Anastasia Steele e Christian Grey ficam juntos no final? “Eu não sei como é que isto vai acabar, pois ainda não li os outros dois livros!” avisa Miss Steele. É deixar a moral e bons costumes à porta e entrar na sala livre de preconceitos. Garantimos uma boa dose de gargalhadas.

[satellite auto=on caption=off thumbs=on]

 

50 Sombras é uma produção da UAU, com encenação de António Pires, tradução e adaptação de Miguel Dias. Estreia dia 16 de abril no Teatro Tivoli BBVA, com representações de quarta-feira a sábado às 21h30 e domingos às 16h30. Os bilhetes custam entre 17,50 e 25 euros e podem ser adquiridos online ou no local.

Nos dias 3 e 4 julho estão previstos espetáculos no Coliseu do Porto, às 21h30. Os bilhetes já se encontram à venda e custam entre 10 e 25 euros.

 

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.