4º Wine And Flavours Film Festival A Decorrer Na Escola De Hotelaria E Turismo De Lisboa

A 4ª edição do Wine and Flavours Film Festival, que decorre até dia 26 de janeiro em Lisboa, tem como tema em destaque o vinho do Douro. O evento, organizado pelos alunos finalistas da Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa em parceria com o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, celebra o vinho e os sabores da região através de almoços temáticos, jantares vínicos, degustações, quizzes e a exibição de filmes.

Para os três dias, os alunos prepararam diversas atividades como o “Bebe Quizz Passa” onde serão colocados à prova os conhecimentos dos participantes; “Speed Wine Pairing” uma degustação de vinhos da região; “Winelicious” um bar de cocktais e provas de vinhos; e um concurso de cocktails: “SHAKER D’OURO”.

Nos almoços temáticos, o Douro e o vinho também estão também em destaque a inspirar os Chefes residentes e, sexta-feira, dia 26, os alunos do curso de Food and Beverage desmistificam a mitologia do vinho, com “Baco vs Dioniso” à mesa.

Para os jantares vínicos, os Chefes Luís Figueiredo e João Sá, têm como mote: “7 Pratos Mortais – O Inferno Nunca Soube Tão Bem”. Os produtos tradicionais da região serão preparados pelas mãos dos alunos do curso de Culinary Arts e reinventados pelo talento do Chefe Bruno Caseiro no jantar “Puro Douro”. Estes jantares realizam-se a 24 e 25 janeiro, respetivamente, pelas 20h00, no restaurante de aplicação da escola. A doçaria ao encargo dos Chefes Andreia e Telmo Moutinho, e ainda dos Chefes Francisco Siopa, Joaquim de Sousa e Inácio Berlinda. Pré-sobremesas, sobremesas e petit fours são elaborados pelos alunos finalistas do curso de Gestão e Produção de Pastelaria.

No último dia do festival, o desafio dos alunos de Gestão e Produção de Pastelaria é: “Comboio Histórico do Douro – Próxima Paragem? Escola de Lisboa.” Pelas 16h30 do dia 26 de janeiro, com a colaboração da turma de cozinha, chegam ao destino final com  a matinée “Doces ou Salgadas”, com excertos de alguns filmes emblemáticos, que parte numa aventura gastronómica na companhia de Indiana Jones ou Marilyn Monroe.

No auditório, serão também apresentados filmes sobre a cultura vinícola: a curta-metragem de Maria Braga, O Padeiro com a presença da realizadora e do curador e mentor do festival, o crítico de cinema José Vieira Mendes; Alto Relevo; Wine Tasting de Josh Mitchell, As Horas do Douro de Joana Pontes; e Encontradouro de Afonso Pimentel.

As reservas podem ser realizadas através do email cinemaacopo@gmail.com.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.