3ª Edição Do Festival D’Onor Decorre Este Fim-de-semana

Realiza-se de 19 a 21 de julho, a 3ª edição do Festival D’Onor, com vista à dinamização e divulgação do património material e imaterial de Rio de Onor, uma das 7 Maravilhas de Portugal.

O Festival d’Onor apresenta-se como um festival que une gerações, tradições e cultura.
Na sexta-feira, pelas 21h30, o Largo da Portelica acolhe a abertura do evento, com Músicas da Raya, pelo espanhol Luíz António Pedraza e o português Paulo Meirinhos, numa “viagem musical pela história da relação transfronteiriça entre os dois países e a relação entre as suas canções.” Segue-se o Baile do Gaiteiro, ao som da gaita de fole e ainda a atuação do DJ V’Guess.

No sábado estão agendados o Conselho o Povo, uma recriação histórica para limpar as margens do rio; o 131º Passeio Pedestre Enzonas, o percurso sinalizado de Rio de Onor, no Parque Natural de Montesinho; a Ronda Cultural e das Adegas, um momento musical, de convívio e lazer com visita guiada pela aldeia; os concertos de Adélia, um projeto musical de duas brigantinas; A Velha Gaiteira e os Yvette Band. Encerra a noite o DJ Metralha.

No dia 21 de julho realiza-se o 3º Passeio de Automóveis Antigos e Desportivos. No início da tarde, a Igreja Matriz de Rio de Onor é o palco escolhido para a atuação do Coro Lopes Graça. Estão ainda agendadas, para domingo, oficinas de Gaita de Foles, de Percussão Tradicional Sanabresa e Danças Tradicionais. Segue-se uma arruada com todos os participantes.

O Festival d’Onor encerra com uma sessão de Teatro ao Ar Livre, com a peça Histórias e Narrativas da Tradição Oral Transmontana, da Associação Fisga.

A entrada para o Festival D’ONOR é gratuita.

A realização do Festival está a cargo da Montes de Festa – associação, com o apoio da população e associação local e diversas entidades pública e privadas da região.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.