3ª Edição De Catrapim Decorre De 29 A 30 De Junho No Bussaco

A 3ª Edição do Catrapim – Festival de Artes para Crianças vai animar a Mata Nacional do Bussaco, nos dias 29 e 30 de junho de 2019, sábado e domingo, entre as 14h30 e as 19h00, e tem entrada gratuita.

Sónia e as Profissões e Avô Cantigas são os cabeças-de-cartaz do evento, que este ano será dedicado à sustentabilidade ambiental e preservação da natureza, com o tema “Floresta Feliz”.

O festival de artes terá oito palcos dispersos pela floresta, diversas animações de rua e uma série de jogos a decorrerem entre as 14h30 e as 19h00.

Para além dos espetáculos do Avô Cantigas, dia 29 de junho (sábado), às 18h00, e, no dia seguinte, à mesma hora, de Sónia e as Profissões (protagonizado por Sónia Araújo, a conhecida apresentadora do programa da manhã da RTP1), o cartaz do Catrapim contará também, em ambos os dias, durante toda a tarde, com a presença dos “Irmãos Esferovite”, uma aventura musical e circense de uma banda de quatro palhaços que contam histórias disparatadas sobre o quotidiano e que oferecem sonhos em troca de sorrisos.

Noutro palco, junto aos jardins do Palácio do Bussaco, a Cinderela e o Pinóquio irão mostrar os seus dotes para a música, cantando as mais belas canções do imaginário infantil.
A companhia de teatro Mandrágora irá apresentar um espetáculo de marionetas inspirado na envolvência da serra do Bussaco.

A organização promete ainda animação pela Atrapalh’Arte, companhia de teatro dirigida ao público infantil, e o Zé Mágico, “com os seus truques que deixam crianças e adultos boquiabertos e com a cabeça a andar à roda”.

Nas Portas de Coimbra, “um dos locais mais mágicos e emblemáticos” da Mata Nacional do Bussaco, o escritor e animador infantil André Madaleno irá contar histórias e estórias aos mais pequenos, num jeito muito peculiar que o tem tornado famoso entre as crianças. Também ali, as crianças poderão participar num showcooking a cargo dos professores do curso de cozinha da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, da Mealhada, e da doceira Tia Lídia.

As Portas de Coimbra serão também palco para a companhia Trincheira Teatro, que irá apresentar uma peça em que a figura principal será Rafa, uma criança da cidade que encontra uma folha de jornal amassada no chão que lhe revela que o último marco de correio vai deixar de existir.

Ainda nas Portas de Coimbra ficará o grande espaço The Navigator Company, denominado “Dá a mão à floresta”. A companhia promete “apresentar uma série de jogos e entretenimentos, já testados com enorme êxito noutros eventos em território nacional”.

Para além dos jogos The Navigator Company/“Dá a Mão à Floresta”, o Catrapim disponibilizará, em vários pontos da floresta do Bussaco, outros jogos didáticos, sendo que estes são integralmente feitos com madeira de algumas das mil árvores que caíram aquando da tempestade Leslie, no dia 13 e outubro e 2018.

Para facilitar o transporte de pessoas entre o Palácio do Bussaco e as Portas de Coimbra, um comboio lagarta circulará, durante as duas tardes do festival, sem quaisquer custos para os utilizadores. De resto, o acesso do público aos oito palcos dos espetáculos e a todos os jogos é também gratuito.

Apenas os veículos com motor estão sujeitos à habitual taxa de entrada na floresta. A organização do Catrapim sugere ao público que estacione as suas viaturas junto às Portas de Sula (no local das habituais comemorações da Batalha do Bussaco, fora da Mata, na zona poente) e utilize gratuitamente os miniautocarros que irão circular, entre as 13h30 e as 19h30, no percurso Portas de Sula-Catrapim-Portas de Sula). Em alternativa, o público poderá fazer o percurso, devidamente sinalizado, a pé (cerca de 10 minutos com grau médio de dificuldade).

Para além de uma zona de comidas e bebidas, o festival Catrapim terá também uma pequena feirinha com produtos regionais.

Cada criança participante terá um passaporte ambiental, que terá de ser carimbado pelo staff do Catrapim, de modo a permitir a livre circulação entre os vários palcos dispersos pela Mata. Para obter o carimbo, as crianças terão de saber separar o lixo, praticar uma boa acção ambiental ou responder a questões sobre boas práticas ambientais, quem chegar ao final da tarde com o documento todo carimbado (sinal de que participou em vários jogos), terá direito a um brinde The Navigator Company.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.