3ª Edição Da Iniciativa Chef’s À Pesca Decorreu Este Fim De Semana Em Vagos

Reportagem de Sara Santos

Decorreu este fim de semana mais uma edição do Vagos SensationGourmet (VSG), que incluiu um animado programa à volta da pesca e da Gastronomia como showcookings, workshops, palestras, animação e concertos.

Um dos pontos altos da iniciativa estava marcado para sábado de manhã, com uma demonstração de Pesca Xávega – “forma de pesca costeira artesanal em que a embarcação sai para o mar deixando uma extremidade da rede em terra, recorrendo-se depois, no fim da faina, ao auxílio de juntas de bois e à força braçal para recolher, de volta ao areal, as redes e o barco”, que acabou por não acontecer devido às condições do mar.

Mas este contratempo não fez desmorecer os Chefes presentes, que deitaram mãos à obra. Foram ao Mercado local comprar peixe, e preparam alguns pratos com peixe fresco da zona, da melhor qualidade, como cavalas, sardinhas e carapaus (e ainda lulas e chocos), que foram depois grelhados no areal com carvão e diferentes tipos de lenha (como sobreiro ou azinho), e para complementar e aconchegar os estômagos mais esfomeados – uma grãozada de samos e línguas de bacalhau feita pelo Chefe Luís Barradas, isto tudo na 3ª edição da iniciativa “Chefs à Pesca”, que teve lugar na Praia da Vagueira.

Entre os nomes presentes, a convite de Mário Cerdeira da Gesticook e com o Chefe Luís Barradas como anfitrião, estiveram Bruno Rocha, Catea Gourmon, Christian Santos, Craig Grozier, Daniel Cardoso, David Coelho, Elísio Bernardes, Flávio Sousa, Joe Best, Luca Bordino, Luís Gaspar, Miguel Oliveira, Paulo Matias, Paulo Paiva, Rodrigo Castelo, Rui Monteiro, Samuel da Rosa, Tiago Emanuel Santos, Tony Martins e Vasco Coelho Santos.

O Chefs à Pesca é organizado pela APTECE (Associação Portuguesa de Turismo de Culinária e Economia) e está inserido na programação do Vagos SensationGourmet.