39º Festival Música Em Leiria Decorre Até Novembro

A 39º edição do Festival Música em Leira (FML), organizado pelo Orfeão de Leiria, com direção artística de António Vassalo Lourenço, num ano em que o Orfeão celebra os seus 75 anos de existência, mantém a filosofia de «ser um festival que, partindo de uma matriz clássica, se abre a outras estéticas musicais, promovendo e encorajando o diálogo entre diferentes áreas e géneros musicais, esbatendo fronteiras que apenas teoricamente são estanques, desenvolvendo soluções inovadoras na apresentação das propostas musicais e proporcionando cruzamentos nem sempre acessíveis ao público».

O Festival, cuja programação destaca o compositor argentino Astor Piazzolla, conta com a presença de artistas nacionais já consagrados, como Olga Roriz, António Chainho e Rão Kyao, Desidério Lázaro e Daniel Bernardes, bem como a participação de jovens em início de carreira. Destacam-se as presenças internacionais da soprano Natasa Sibalic e o grupo The Opera Locos.

O Teatro José Lúcio da Silva acolhe, no dia 8 de maio, o saxofonista português Desidério Lázaro featuring Daniel Bernardes, com apresentação do seu álbum Stillness in Time.

Seguem-se o espetáculo, no dia 28 de maio, de Quarteto Contratempus e o concerto, no dia 3 de junho, Mestre António Chainho convida Rão Kyao.

No dia 4 de junho, o Teatro Stephens, na Marinha Grande, acolhe Tango4Women, um concerto de Homenagem a Astor Piazzola. A Orquestra Filarmonia das Beiras também apresentará concerto de Homenagem ao compositor, no dia 9 de junho, no Teatro José Lúcio da Silva. Ainda em junho, está agendado o espetáculo da Companhia Olga Roriz, Autópsia.

Em setembro, o FML acolhe The Opera Locos, Ópera e Humor e em outubro, o Ensemble Darcos, com a ópera La Vida Secreta.

O concerto de encerramento, agendado para o dia 6 de novembro, conta com a Orquestra Filarmonia das Beiras & S.A. Marionetas, com a ópera El Retablo de Maese Pedro (Manuel Falla). «O espetáculo será antecedido de uma parte com carácter pedagógico em que os próprios cantores e um narrador explicará, acompanhado de exemplos musicais extraídos da própria obra, o contexto da história, a época em que decorre, o contexto literário do seu autor, o contexto da sua composição e ainda a demonstração da ilustração musical dos personagens e das cenas, dando assim também a esta produção um carácter pedagógico e tornando-a num espetáculo para todas as idades».

A programação completa pode ser consultada aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.