Disney lança “Estranho Mundo de Jack” em 3D

A Disney promete para o próximo dia 9 de novembro, o lançamento de O Estranho Mundo de Jack – The Nightmare Before Christmas de Tim Burton, em versão 3D.

Apesar da Disney Portugal ainda não ter divulgado nada sobre esta edição, sabe-se que o primeiro clássico feito em stop-motion chega numa edição tripla (Blu-ray 3D, Blu-ray 2D, DVD e Cópia Digital) e com uma capa em alta definição, com os devidos efeitos especiais. Quanto ao material de bónus, esta nova edição não acrescenta nada de novo que a edição em DVD e Blu Ray (já lançadas em Portugal) não tinham, ou seja, inclui uma introdução especial por Tim Burton, um tour (intitulado “O que é isso?”) da mansão mal-assombrada de férias de Jack, no qual os espectadores escolhem o modo como querem fazer a visita: “Na rota” explora a versão tradicional da Mansão Mal-Assombrada, enquanto “Fora de Rota” revela o que foi necessário para criar a atração.

Esta nova edição traz ainda duas curtas-metragens: “Frankenweenie”, numa versão sem cortes do curta-metragem e com uma introdução de Tim Burton, e “Vincent”; um poema original de Tim Burton, no qual os versos ganham vida pela interpretação do actor Christopher Lee; comentários do filme, feitos pelo produtor e roteirista Tim Burton, pelo director Henry Selick e pelo compositor Danny Elfman; o Making Off com os bastidores de O Estranho Mundo de Jack; cenas cortadas e trailers e posters originais.

Ainda nos extras é possível comparar o filme com o storyboard e ficar a conhecer “Os mundos de O Estranho Mundo de Jack”, que mostra como foram criadas as criativas paisagens do filme, incluindo a Cidade do Halloween, a Cidade do Natal e o Mundo Real.

Lançado em 1993 e dirigido por Henry Selick, este filme de animação conta a história de Jack Skellington (com voz Chris Sarandon), um ser fantástico que vive na Cidade do Halloween, um local cercado por criaturas fantásticas. Lá todos passam o ano a organizar o Halloween do ano seguinte mas, após mais um Halloween, Jack está cansado de fazer o mesmo todos os anos, o que o leva a deixar a Cidade do Halloween e vaguear pela floresta. Por acaso acha alguns portais, sendo que cada um leva até uma festividade diferente. Jack acaba por atravessar o portal do Natal, onde vê demonstrações do espírito natalício. Ao regressar à Cidade do Halloween, sem ter compreendido o que viu, ele começa a convencer os cidadãos a sequestrarem o Pai Natal (com voz de Edward Ivory) e fazerem o seu próprio Natal. Apesar dos fortes argumentos da sua leal namorada Sally (voz de Catherine O’Hara) contra o projecto, o Pai Natal é capturado. Mas os factos acabam por mostrar que Sally estava totalmente certa.

Texto de Cristina Alves

Artigo anteriorLousy Guru apresentam-se no Porto e em Lisboa
Próximo artigoFestival Internacional de Marionetas arranca dia 12 de novembro em Viana do Castelo

Leave a Reply