33ª Edição Do Festival Maré De Agosto Decorre De 18 A 20 De Agosto Nos Açores

A 33ª edição do Festival Maré de Agosto decorre de 18 a 20 de agosto, na baía da Praia Formosa, na ilha de Santa Maria, nos Açores.

O festival é conhecido pelo “carimbo” de World Music Festival, sendo que além de música eclética do mundo inteiro, conta ainda com a presença nacional garantida e espaço para os artistas regionais em ascensão. O festival que já recebeu John Lee Hooker Jr, Matisyahu, Extreme, Selah Sue, Rui Veloso, Eric Sardinas, Gentleman, Angélique Kidjo, Gabriel o Pensador ou Asian Dub Foundation conta este ano com um formato de 3 bandas mais 1 live set por noite, com o primeiro concerto a iniciar-se às 22h00.

Para este ano estão já confirmados os nomes de Les Frères Smith, La Dame Blanche, Cristóvam e Retimbrar.

Les Frères Smith , originários de França, são 11 músicos com influências bem vincadas de afrobeat, afrofunk, ethiojazz, globalgroove e com uma energia sem fim! Após 10 anos de tour pela Europa em colaborações com artistas como Tony Allen, Kutiman ou Kokolo, lançam o seu segundo álbum este ano com temas que podem ser ouvidos na Maré de Agosto.

La Dame Blanche vêm de Cuba para o palco da Maré, com um live set que combina hip-hop, cumbia, dancehall e reggae. A cantora cubana Yaite Ramos Rodriguez (La Dame Blanche) é também flautista e percussionista. Na Maré, este live set de sexta feira está a cargo de um trio que promete tirar os pés do chão aos festivaleiros.

Cristóvam é um cantautor açoriano, nascido na ilha Terceira. Iniciou-se na música aos 11 anos como guitarrista, e foi finalista nos concursos mundiais “UK Songwriting Contest” e “Songwriting Competion”. Ao longo do seu percurso venceu também vários concursos de música nacionais, em 2012 lançou o disco de estreia da sua banda October Flight, produzido por Rui David dos Hands on Approach, no qual participaram nomes como Elkie Brooks. Durante os últimos 2 anos esteve a gravar o seu primeiro disco a solo intitulado Hopes & Dreams, de que já foi extraído o single “Walk in the Rain”, como parte da banda sonora do filme A Canção de Lisboa. É a habitual presença açoriana no Festival Maré de Agosto.

Retimbrar são uma banda jovem do Porto, e trazem à Maré a música popular portuguesa em adaptações e originais. O grupo foi fundado em 2008 por Andres ‘Pancho’ Tarabbia, percussionista uruguaio radicado em Portugal, a quem se juntou António Serginho que entretanto co-assumiu a coordenação e a liderança do grupo. Com performances ajustáveis a vários contextos durante a sua formação inicial, hoje são um grupo de 12 artistas em palco, que considera fundamental o desígnio de conhecer e dar a conhecer a herança popular e cultural portuguesa. Lançaram o seu primeiro álbum Voa Pé, bebendo da música popular com toques de fado e até jazz – colmatando numa base de percussão tradicional que traz uma energia única e vibrante. Nos Retimbrar o que se faz é música para todos!

Para além dos concertos, o Festival conta ainda com uma exposição (a anunciar), atividades desportivas e recreativas, ioga entre outras atividades.

O festival é produzido pela direção da Associação Cultural Maré de Agosto, com apoios de entidades governamentais e vários parceiros privados, bem como mais de uma centena de colaboradores da comunidade local.

Os bilhetes diários custam entre 10 euros para sócios e o pack geral 55 euros para sócios, o bilhete diário para não sócios custa 20 euros e o Pack do festival custa entre 25 euros e 55 euros, e podem ser adquiridos online, vários pontos de venda em Ponta Delgada e outros locais habituais.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.