28 Dias de David Safier – Um Livro Para Ler de Um Fôlego Só

28diasExistem personagens que se agarram a nós, por sua causa não conseguimos parar de ler e quando o livro acaba temos pena de perder a sua companhia. Contudo elas passam a viver dentro de nós pois tornam alguns livros inesquecíveis. Assim é com 28 Dias de David Safier.

Mira, a jovem de 16 anos protagonista deste livro é uma delas. Começa por sobreviver graças ao contrabando de alimentos no gueto de Varsóvia onde os nazis aprisionam os judeus e acaba por se juntar à Resistência.

Na realidade Mira, Daniel e Amos são personagens fictícias, criadas para servir de fio condutor a uma história real e que não pode ser esquecida para que nunca mais se possa repetir. David Safier usa-as para contar uma história extraordinária e que merece ser lembrada, o facto das vítimas se terem defendido. Na Segunda Guerra Mundial, em Varsóvia, 1200 judeus, na sua maioria entre os 13 e os 20 anos, organizaram um levantamento e resistiram durante 28 dias à crueldade de serem levados como vítimas, sem resistência, como animais para matadouros.

Ao longo do livro vamos vivendo história sobre a grandeza humana mas também sobre a cobardia. Os sentimentos são levados ao limite. E o romance, sendo uma obra de ficção, não é fictício pois inspira-se em episódios reais.

Para quebrar o impacto, por vezes tão violento que nem a própria Mira resiste, e talvez inspirado no feiticeiro do Oz, vai sendo contada outra história, fantástica e surreal, num mundo de 777 ilhas onde ninguém morre e a fantasia é a lei suprema. Este mundo serve de escape ao mundo real, que por vezes pode ser tão cruel e sem esperança, que é preciso ir mais longe para que a mente consiga sobreviver a todo o terror presente no dia-a-dia.

Entre a fantasia e a ácida realidade, Mira vai sobrevivendo passando de uma jovem consciente embora cheia de sonhos para uma adulta que sentiu toda a crueldade humana cedo demais, tendo sido obrigada a ficar viva.

28 Dias é para ler de uma só vez, de um fôlego, e no final relembrar que não foi assim há tanto tempo que este pesadelo que levou ao extermínio de milhares de pessoas acabou.

28 Dias de David Safier é uma edição Planeta, tem 360 páginas e um preço de venda ao público aproximado de 18,85 euros.

Por Teresa Leal

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.