27ª Edição Do Amadora BD Arranca Amanhã

“Espaço e Tempo na Banda Desenhada” é o mote da 27ª edição do Amadora BD – Festival Internacional de Banda Desenhada, que vai decorrer na Amadora de 21 de outubro a 6 de novembro.

À semelhança das edições anteriores, o núcleo central do festival volta a ser o Fórum Luís de Camões, na Brandoa, decorrendo os restantes eventos na Bedeteca da Amadora, na Galeria Municipal Artur Bual e na Casa da Cerca.

A programação deste ano inclui exposições, sessões de autógrafos, apresentações e lançamentos, sessões de cinema e workshops. E no âmbito da Trienal de Arquitetura, a exposição Limites da Paisagem, na Casa Roque Gameiro, na Amadora, baseada nos paradigmas existenciais: Classicismo (Aristóteles e Euclides); Modernismo (Newton e Monge); e Contemporâneo (Einstein e Heisenberg).

O autor em destaque nesta edição é Marco Mendes, vencedor do Prémio de Melhor Álbum Português de Banda Desenhada 2015, com o álbum Zombie, com texto de Samuel Buton e design de Virgínia Valente (ed. Mundo Fantasma/Associação Turbina).

O Festival associa-se ainda às comemorações dos 70 anos do Lucky Luke, com uma exposição evocativa, realçando o facto de Morris ter sido o primeiro convidado internacional do Festival, na 1ª edição em 1990, e tendo recebido em 1992 o Troféu Honra.

Outra exposição a ter lugar é sobre o álbum Democracia, uma edição Bertrand. Destaque ainda para uma retrospectiva sobre o Ano Editorial Português, exposições dos autores premiados em 2015 e ainda o coletivo de autores Crumbs da Kingpin Books, entre vários lançamentos, debates e apresentações.

No âmbito do festival vão também decorrer os Prémios Nacionais de Banda Desenhada, cujo tema é a “Ponte 25 de Abril – 50 anos a ligar destinos”, cujo valor do prémio varia entre os 500,00 euros e os 1000,00 euros, de acordo com os escalões existentes e o Concurso de Cartoon, subordinado ao mesmo tema, com prémios entre os 350,00 euros e os 600,00 euros.

A Amadora BD inaugura amanhã, pelas 21h00, e vai funcionar de domingo a quinta, das 10h00 às 20h00, e sexta e sábado das 10h00 às 23h00. Os bilhetes estão à venda no local e custam 3 euros para o público em geral, e são gratuitos até aos 12 anos. Os livres trânsito custam 10 euros (mediante inscrição na base de dados do Amadora BD).

Editado a 23 de outubro – Fotografias de Tânia Fernandes

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.