26ª edição da BTL arrancou hoje “com sotaque”

Reportagem de Elsa Furtado

btl2014-007Arrancou ontem na FIL, no Parque das Nações, a 26ª edição da BTL – Feira Internacional de Turismo de Lisboa, numa edição com grande enfoque empresarial, mas também com destaque para o mercado nacional, de que os Açores é o destino convidado. A nível internacional, o Brasil domina, com vários stands e regiões presentes, com várias acções dedicadas à “Copa do Mundo” e aos novos destinos TAP em “Terras Canarinhas”, sendo o Estado do Amazonas o destino internacional convidado.

O certame, que ocupa três dos quatro pavilhões da FIL, apresenta uma programação muito variada, sendo estes 2 (3 primeiros dias) exclusivamente dedicados aos negócios e aos profissionais da área, com apresentações de novos produtos, hotéis, rotas turísticas, conferências, reuniões, vários “cocktails” e provas de degustação.

A Rota dos Gigantes da Região do Vale do Lima, um Hotel-Museu-Restaurante do Chocolate em Viana do Castelo, a nova Pousada do Grupo Pestana na Serra da Estrela, e os novos destinos da TAP, são algumas das novidades apresentadas nesta BTL.

Contatos entre operadores e agentes de viagem, nacionais e internacionais, e possíveis parceiros de negócio e promoção, são as principais acções destes dois dias, intercaladas com alguma animação.

Sexta-feira para além de ser ainda um dia dedicado aos profissionais, é também o habitual dia reservado às escolas e visitas de grupos.

Açores
Açores

A partir das 18h00 de sexta-feira e durante o fim-de-semana vão então decorrer a maioria dos eventos programados, como concertos e atuações de ranchos folclóricos, teatro, degustações, mostras de produtos regionais, promoções, sorteios e vendas, destinadas ao público em geral.

É neste dia que a Feira lança o desfio “Seja Turista na BTL” – ganhe uma viagem para duas pessoas ao Estado do Amazonas, no Brasil, em que os visitantes são convidados a apresentarem-se vestidos de turistas. O traje mais original será premiado com uma viagem para duas pessoas,  válida a partir de junho de 2014. As primeiras 300 pessoas que se apresentarem na FIL como turistas, ganham um bilhete de entrada para a Feira.

Com uma área internacional cada vez mais pequena de ano para ano, são poucos os países que continuam a tentar conquistar os turistas portugueses. A Áustria apostou numa apresentação localizada, com destaque para as românticas Salzburg e Innsbruck, suas montanhas, belezas naturais e riqueza cultural.

Brasil
Brasil

Já o Egipto, Turquia, Tunísia e Marrocos apostam todos no “binómio” Praia e Cultura/História. Da América Latina, Cuba, Panamá e Argentina apelam ao nosso gosto pelas praias, música, dança, natureza e gastronomia.

Entre os PALOPS, Índia e Macau, a ligação a Portugal e as riquezas naturais são a aposta para atrair visitantes. Mas em ano de Mundial, o Brasil leva vantagem, e puxa por ela ao máximo com iniciativas e acções promocionais.

De realçar nesta zona, os lançamentos dos catálogos dos operadores para o verão com campanhas a preços especiais, e a divulgação de charters para destinos como Cuba ou Chipre.

This slideshow requires JavaScript.

Outra parte importante para conquistar visitantes, são os restaurantes e barraquinhas de produtos típicos e especializados instalados no pavilhão 3, que tentam vencer pelo paladar.

A BTL vai funcionar para profissionais hoje das 10h00 às 20h00, sexta das 10h00 às 18h00 e para o grande público sexta-feira, 14 de março, das 18h00 às 23h00, sábado, 15, das 12h00 às 23h00, domingo, 16, das 12h00 às 20h00.

Os bilhetes custam 10 euros para profissionais, 5 euros para o público em geral, 2,50 euros para estudantes e seniores,e jovens dos 11 aos 17 anos.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.