25º Festival de Banda Desenhada da Amadora arranca Sexta-Feira

cartazAmadoraBDArranca já na próxima sexta-feira o 25º Festival Internacional de Banda Desenhada da Amadora, que vai decorrer até 9 de novembro. O Fórum Luis de Camões será o local das exposições que este ano se debruçam sob a actualidade do Universo da BD e a revolução que tem sofrido com as novas tecnologias.

A autora em destaque é Joana Afonso, vencedora do Prémio de Melhor Álbum, com O Baile, com argumento de Nuno Duarte e editado pela Kingpin Books, nos Prémios Nacionais de BD da Amadora, em 2013, apresentando, por isso, este ano, uma exposição retrospetiva e a ilustração que é a base da imagem do AmadoraBD 2014.

A par destes destaques o Festival vai comemorar os 75 anos do Batman e os 50 anos da Mafalda. Das exposições dos restantes álbuns premiados nas diferentes categorias nos Prémios Nacionais de Banda Desenhada 2013 fazem parte: Osvaldo Medina (Super Pig Roleta Nipónica – KingPin Books/Melhor Desenho para Álbum Português), Catarina Sobral (Achimpa – Orfeu Mini/Melhor Ilustração de Livro Infantil), Henrique Monteiro (Enorme, Brutal, Colossal 2012! – Edições ASA/Melhor Álbum de Tiras Humorísticas), Moebius e John Buscema (Surfista Prateado: Parábula – Levoir/Público/Prémio Clássicos da 9.ª Arte), João Mascarenhas (“BDLP#3” – Grupo Extractus (Portugal) e Estúdios Olindomar (Angola)/Prémio Fanzine). Haverá ainda uma exposição dedicada a “Jim Curioso”, de Matthias Picard, recentemente editado pela Polvo e vai contar-se com a presença de diversos autores internacionais.

Os bilhetes custam 3 euros (geral), 2 euros(estudantes, pensionistas, maiores de 65 anos, etc.), bem como as habituais entradas gratuitas (menores de 12 anos).

Texto de Mariana Ferreira Machado

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.