25 de Abril é celebrado no Terreiro do Paço com espetáculo de vídeo mapping e concerto

abriltpOs 40 anos do 25 de Abril vão ser assinalados no Terreiro do Paço com um espectáculo de vídeo mapping e um concerto com 20 artistas portugueses, a partir das 21h30 de 24 de abril.

O espetáculo vídeo maping Projetar Abril é da autoria de Nuno Maya e Carole Purnelle (OCUBO) com música de Luís Cília e será exibido às 21h30, mostrando na fachada nascente do Terreiro do Paço, sons, fotografias e vídeos de arquivo, animações 2D e 3D, “uma chuva de cravos virtuais e outras experiências visuais que nos transportam para o dia 25 de Abril de 1974”, explica a EGEAC, responsável pelo evento.

Às 21h45 artistas de diferentes gerações e estilos musicais vão interpretar temas seus e do repertório do Cancioneiro de Abril. Encontro de Dead Combo com B Fachada para uma versão de um tema de José Almada, You Can’t Win Charlie Brown com Zeca Medeiros e Norberto Lobo, que vão tocar de temas de José Afonso, Capitão Fausto com Júlio Pereira e JP Simões, que tocarão “Marcolino” de Fausto, Linda Martini com Capicua e com Xana e Flak dos Rádio Macau, e Camané com os Dead Combo para “Inquietação” de José Mário Branco.

Ao longo do concerto serão exibidos filmes curtos alusivos a temas e figuras da História de Abril, dos realizadores e artistas plásticos portugueses Paulo Abreu, Jorge Gonçalves, Rui Simões e João Pedro Gomes.

No final do concerto haverá “uma chuva de cravos, numa grande criação de pirotecnia do Grupo Luso Pirotecnia, no rio Tejo e na Praça, que culminará com a imagem da Bandeira Nacional”.

Texto de Catarina Delduque

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.