25 de Abril Celebrado Um Pouco Por Todo o País

grandola_painel_entradaAs comemorações dos 41 anos do 25 de Abril vão acontecer um pouco por todo o país. O C&H deixa-lhe aqui algumas sugestões para celebrar este dia, de Grândola a Lisboa, passando por Almada, Sesimbra e indo até Sines.

Em Grândola, a comemoração da Revolução dos Cravos tem lugar na zona envolvente ao Complexo Desportivo Municipal José Afonso logo a partir da noite de 24 de abril com a animação de rua pela Fanfarra Party Brass Band; haverá ainda a tradicional Corrida da Liberdade e às 22h00 dar-se-á início à arruada da Banda da Sociedade Musical Fraternidade Operária Grandolense e ao concerto da banda Orquestrada a partir das 22h30. Não faltará o fogo-de-artifício e o Dj Miranda a animar o público pela noite dentro!

O dia 25 de abril será assinalado com a cerimónia do Hastear da Bandeira e a Sessão Comemorativa da Revolução de Abril a partir das 11h00. À tarde a festa continua com a atuação dos grupos de música tradicional do Concelho de Grândola.

PrintAlém da música vai também decorrer a mostra gastronómica Em Abril Flores Mil, que vai ter como ingrediente principal flores comestíveis, numa iniciativa do município grandolense, que “explora a coincidência do símbolo da revolução do 25 de Abril ser uma flor – o cravo vermelho, das celebrações anuais ocorrerem em plena primavera e das tendências da nova cozinha, que recorrem cada vez mais à inclusão de produtos novos, incluindo as flores comestíveis, nas mais variadas criações de pratos culinários”, segundo explica a autarquia em comunicado.

A mostra vai decorrer em 13 restaurantes do Concelho, entre 24 de abril e 3 de maio, e vai apresentar pratos como o Bacalhau com cogumelos e flores,  Bife talhado com couve-flor gratinada e flores, Vinho digestivo de carqueja ou Cheesecake com hortelã e mistura de flores, em restaurantes como A Coutada, A Espiga, A Talha, Da Lénia, o Espaço Garrett, Sabores da Praça, Vintage Café, Tia Rosa, Mais a Mar, Por do Sol, Sublime Comporta, Volta ao Prato, Villa Mariscos

Amor ElectroEm Almada, a data vai ser assinalada na noite de 24 de abril, com um concerto de Janita Salomé, acompanhado pelos Cantadores do Redondo pelas 22h00, e pelos Amor Electro, a partir das 24h00, na Praça da Liberdade. À meia-noite o já tradicional espetáculo de fogo-de-artifício ilumina os céus de Almada. A entrada é gratuita.

No Concelho de Sesimbra, serão de grande destaque os concertos de Filipa Pais, no dia 24 de abril a partir das 22h00 na Fortaleza de Santiago onde irá interpretar vários temas de Zeca Afonso, Adriano Correia de Oliveira, Fausto, Sérgio Godinho, Vitorino, entre outros; e o de Carlos Mendes no dia 25 de abril às 17h00 no Parque da Vila. Haverá ainda muitas outras atividades entre as quais, na freguesia do Castelo, concretamente no Parque 25 de abril, atividades infantis e um concerto da banda Bota Big Band.

Em Sines, a data é assinalada com um vasto programa de iniciativas culturais, desportivas e protocolares que se iniciam no dia 23 de abril. De destacar a noite de dia 24 de abril com o concerto do grupo mirandês Galandum Galundaina no Largo Poeta Bocage incluindo fogo preso no Castelo de Sines. Ainda no dia 24 às 20h00 realiza-se uma caminhada noturna pela cidade de Sines. No dia 25 de abril às 11h o Salão Nobre dos Paços do Concelho recebe a Sessão Solene da Assembleia Municipal de Sines comemorativa dos 41 anos do 25 de Abril.

Em Lisboa, na junta de freguesia de Carnide, será celebrado o Dia da Liberdade na noite de 24 de abril com o concerto da fadista Joana Amendoeira e o Coro Arpicantares da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Carnide.

Em Santos, a Barraca Cinearte vai realizar o Baile da Liberdade Catita ou 25 Abril Sempre Catita, no dia 24 de abril, com os inegualáveis Irmãos Catita, que regressam assim, ao local que os viu nascer há cerca de 25 anos, e por onde atuaram durante largos anos (480 concertos). As portas abrem pelas 22h00, estando o baile previsto começar pelas 23h00. As entradas podem ser compradas localmente e custam 7 euros.

Em Sintra, a festa está a cargo dos Real Companhia e de Fernando Pereira, que prometem um grande concerto para as 21h30, no Largo da República, em Agualva Cacém, com entrada gratuita.

Por Joana Resende e Elsa Furtado
Fotos Arquivo C&H

Artigo anteriorFestival Literário da Madeira Regressa em Abril de 2016
Próximo artigoWorld Press Photo 2015 Chega ao Museu da Eletricidade Dia 30 de Abril

Leave a Reply