22ª Festa Do Cinema Francês Decorre Até 31 De Outubro

A 22ª edição da Festa do Cinema Francês acontece em nove cidades portuguesas, até dia 31 de outubro e apresenta uma retrospectiva de uma das mais produtivas realizadoras do século XX, Jacqueline Audry.

O festival arrancou em Lisboa, no passado dia 7 de outubro, no Cinema São Jorge, com a exibição de Eiffel, de Martin Bourboulon.

Para além de Lisboa, a 22ª edição do festival decorre em Almada, de 12 a 16 de outubro; Oeiras, nos dias 9, 10, 16, 17, 18 e 19 de outubro; Coimbra, de 12 a 16 de outubro; Porto, de 19 a 27 de outubro; Braga, de 21 a 24 de outubro; Évora, de 28 a 31 de outubro; Viseu, de 28 a 31 de outubro e Faro, de 21 a 24 de outubro, que vão receber uma selecção de mais de 50 filmes que tocam alguns dos mais interessantes nomes da cinematografia de expressão francesa contemporânea.

Dezanove antestreias, uma parceria com a associação de promoção de cinema independente de França e um ciclo dedicado ao cinema fantástico são alguns dos pontos fortes do cartaz deste ano.

Para a edição lisboeta da mostra destaque para o programa especial desenvolvido em parceria com a Cinemateca Portuguesa, que recuperará a obra de uma das mais interessantes cineastas femininas do século XX, Jacqueline Audry. Com apresentação da investigadora e professora Brigitte Rollet, o programa incluirá os sete filmes da autora atualmente disponíveis para exibição.

Renovada este ano, a proposta da secção Segunda Chance, que promove novas exibições para filmes estreados durante a pandemia, e uma programação escolar e infanto-juvenil. Destaque especial ainda para o foco na obra de Mia Hansen-Løve com exibição de Ilha de Bergman (2021), Maya (2018), O Que Está por Vir (2016) e Éden (2014).

A completar a programação em sala, será lançado um programa especial na plataforma Filmin, com alguns dos títulos de realizadores próximos da Festa do Cinema Francês.

A programação completa pode ser consultada aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.