20 Anos Da Expo 98 Assinalados Com Espetáculo Multimedia No Parque Das Nações

Assinala-se esta semana 20 anos da realização da Expo 98, para celebrar a data vai ter lugar um espetáculo multimedia na Pala do Pavilhão de Portugal, no Parque das Nações, de 25 de maio a 2 de junho, às 21h30 e 22h30. De regresso vão estar também nove olharapos, que vão animar os espetadores antes da primeira projeção e nos intervalos das sessões.

Para quem não se lembra, ou não chegou a conhecer, os olharapos eram criaturas meio humanas, meio animais, com um, dois ou três olhos que deambulavam de manhã à noite pelo recinto interagindo com o público. Foram construídos pelos ingleses Kevin Plumb e Campbell Ruchan, em colaboração com alunos das Belas Artes, e movimentados por atores, a partir do interior e do exterior.

Tal como em 1998 vai-se homenagear a água através de um espetáculo com fontes e um ecrã de água, com 30 metros de comprimento e 10 de altura, em que serão projetados vídeos e imagens que farão recordar os momentos altos da Exposição Universal de Lisboa, imagens do espólio da RTP seleccionados pelo jornalista Mário Augusto, acompanhadas de uma banda sonora que contém excertos de Pangea, o tema musical que ficou para sempre ligado à Expo’98, da autoria de Nuno Rebelo.

“Este é um espetáculo em três momentos, narrados pela voz do locutor Eduardo Rêgo: primeiro, recorda-se a reconstrução daquele espaço da zona oriental de Lisboa, depois celebra-se a exposição de 1998 e, finalmente, espelha-se a atualidade do Parque das Nações. Reafirma-se, afinal, que a Expo’98 marcou a forma como o mundo passou a ver Lisboa, podendo, mesmo, afirma-se que foi o projeto mais arrojado do século XX, pelo plano de reabilitação urbana sem precedentes – do zero, numa zona degradada, deu-se origem a um caso de estudo internacional”, explica a organização em comunicado.

A entrada é gratuita.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.