1ª Mostra De Cinema Da Casa Da Imprensa Decorre Até 7 De Novembro

Até dia 7 de novembro, o Cinema Ideal em Lisboa acolhe a 1ª Mostra de Cinema da Casa da Imprensa, sob o mote “Fotografia”, que vai apresentar seis filmes sobre fotógrafos e uma antestreia sobre um grande repórter de guerra – Ryszard Kapuscinski.

Ao longo de uma semana, de 1 a 7 de novembro, terão lugar duas sessões diárias, às 15h45 e 19h15, que irão passar os filmes de Robert Frank, Não Pestanejes de Laura Israel; Gérard Castello-Lopes, Robert Mapplethorpe; Robert Doisneau – o Rebelde do Maravilhoso de Clémentine Deroudille; À Procura de Vivian Maier de John Maloof e Charlie Siskel; O Sal da Terra – Uma viagem com Sebastião Salgado de Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado; Mais Um Dia de Vida* de Raúl de la Fuente e Damian Nenow; Olhar / Ver – Gérard, Fotógrafo de Fernando Lopes.

No dia 5 de novembro vão estar presentes o realizador Raúl de la Fuente e a produtora Amaia Remírez, na antestreia em Portugal do seu filme Mais Um Dia de Vida, apresentado na Selecção Oficial de Cannes e entretanto premiado em inúmeros festivais, bem como alguns dos participantes no filme.

Mais um Dia de Vida é a adaptação ao cinema do livro homónimo de Ryszard Kapuscinski, um dos maiores repórteres de guerra do século XX. No Verão de 1975, ele é enviado para Angola, numa altura em que os portugueses estão em debandada e os movimentos de libertação se envolvem numa guerra civil sem tréguas. De uma Luanda transformada em cidade fantasma sitiada, até à fronteira sul à beira da invasão sul-africana, Kapuscinski é uma testemunha ímpar do nascimento conturbado de um novo país. Com uma técnica de animação extraordinária e um trabalho documental que vai ao encontro dos homens que com ele então se cruzaram, o filme é uma belíssima homenagem a um grande repórter de guerra.

Os bilhetes estão à venda no local e custam 3 euros.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.