Ericeira Promove o 1º Festival Internacional do Ouriço-do-Mar a 11 e 12 de Abril

EriceiraO ouriço-do-mar é espécie de tal forma abundante na costa da Ericeira que foi nome de batismo da vila, outrora Ouriceira. Os Chefes de Cozinha decidiram agora dedicar-lhe a sua atenção e trazê-los do mar para o prato. Nos dias 11 e 12 de abril, a Ericeira vai receber o 1ª Festival Internacional do Ouriço-do-Mar. O evento inclui mostras gastronómicas, degustações, workshops, seminários e showcookings com chefes conceituados e escolas de hotelaria, entre elas a afamada Escola de Hotelaria Cordon Bleu.

Integrado no Plano de Iniciativas de Valorização Gastronómica e do Turismo de Mafra, a iniciativa conta com a colaboração de um conjunto de Chefes profissionais de cozinha que demonstrarão o que é possível criar de receituário com ouriço-do-mar.

António Alexandre (Lisboa Marriott Hotel), Luís Miguel Rodrigues (Restaurante Bastardo, do Internacional Design Hotel), Alexis Gregório (Restaurantes Adega Machado e Café Luso, em Lisboa), Manuel Prats (Restaurante M29, do Hotel Miguel Angel, em Madrid), Luis Machado (ESTM-IPL) e o Chefe executivo Carlos Collado da Le Cordon Bleu (Madrid) são alguns dos nomes de referência que marcarão os showcookings, com entrada gratuita, a realizar na sala de eventos do Hotel Vila Galé da Ericeira (dias 11 e 12, entre as 15h e as 19h).

Ribeira dilhasO programa é complementado por jornadas técnicas sobre o ouriço-do-mar, com especialistas, biólogos e investigadores, a apresentação de um estudo científico sobre stocks, povoamento e desenvolvimento do produto na zona costeira da Ericeira. Estas sessões têm lugar no no auditório da Casa de Cultura Jaime Lobo e Silva, localizado no centro da vila.

Paralelamente ao 1.º Festival Internacional do Ouriço-do-mar, decorre uma iniciativa de promoção em restaurantes de autor fora do Concelho de Mafra, que desenvolverão as suas interpretações gastronómicas desta iguaria durante a semana de 6 a 12 de abril.

O festival conta com o apoio da autarquia local, juntas de freguesia (Ericeira, Santo Isidoro e Encarnação), Turismo de Portugal entre outros parceiros.

Restaurantes aderentes: Dom Carlos, Esplanada Furnas, A Parreirinha, Tik Tak, Tik Tapas, Uni Sushi, Restaurante Sul e Ti Matilde.

Por Tânia Fernandes (Texto e Fotos)

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.