1ª Edição Do Porto Cello Festival Arranca Amanhã

Vários espaços culturais das cidades do Porto e de Matosinhos acolhem de 19 a 23 de maio, a primeira edição do Porto Cello Festival, com mais de 50 artistas, 3 masterclasses e 15 concertos, numa «oferta musical vinda de todos os cantos do mundo, colocando o violoncelo no centro de todas as atividades».

O festival arranca no Ateneu Comercial do Porto, pelas 18h00, com Porto Revisited: Nos passos de Guilhermina Suggia, com o Duo Litanei. Às 21h00, o Hard Club recebe o concerto Cello Express: Rotas do Samba, com Luca Argel e Ensemble Porto Cello Festival.

No dia seguinte, pelas 10h00, a concha acústica dos Jardins do Palácio de Cristal é o palco escolhido para Diálogos com o Violoncelo: Yoga e Violoncelo Solo, com Pirii Pimentel e Ricardo. Às 15h30, no Museu Nacional de Soares dos Reis, tempo para Diálogos com o Violoncelo: Pintura e Violoncelo – Homenagem ao violoncelista Paulo Gaio Lima. O Museu da Cidade – Extensão do Romantismo recebe, às 18h00, o concerto Barroco Italiano, com o Duo Lusitano. A fechar o segundo dia, Cello Express, com Daniel Bernardes – Vignette – feat. João Barradas e Filipe Quaresma, no Coliseu Porto Ageas, pelas 21h00.

No sábado, dia 21 de maio, a programação inclui, entre outras atividades, às 15h00, aa Masterclasses Solo, Música de Câmara e Improvisação livre, Sala de Eventos do Terminal de Cruzeiros do Porto de Leixões; o concerto Cello Express: The Old World Blues, pelas 17h00 e Cello Express: La Mer, às 20h15, com programa que inclui obras para doze violoncelos em estreia absoluta, bem como arranjos originais para o Ensemble Porto Cello Festival,

Domingo, dia 22 de maio, nota para “Diálogos com Baleias, violoncelo e eletrónica”, com Sujari Britt, no Átrio da Galeria da Biodiversidade – Centro Ciência Viva, às 10h00; “Cores da Anatólia: Terra comum, caminhos diferentes”, com Trio Üryan, na Casa das Artes/Jardim da Casa Allen, às 12h00.

O Auditório do Conservatório de Música do Porto acolhe às 15h00, “Concerto Violoncelos ?”, «um programa educativo que junta estudantes de violoncelo vindos de escolas do ensino artístico de todo o país para a criação de uma orquestra de violoncelos que será guiada por professores de violoncelo» e, às 18h00, o espetáculo “Camomila (música para embalar seres de todos os tamanhos)”, com Luísa Sobral e Ana Raquel Pinheiro.

A encerrar o festival, Jazz Express, com Stephan Braun, João Barradas, Ricardo Toscano, Tiago Batista, Diogo Alexandre e Demian Cabaud, no Coliseu Porto Ageas, às 20h30, uma viagem pelo jazz.

Nota para a atividade Cello Experience: Violoncelo Educa!Ao longo de todos os dias de festival, em vários espaços, um espaço aberto a todos dedicado à experimentação do violoncelo e atividade digital (vídeos) para miúdos e graúdos de acesso livre.

O preço dos concertos variam entre os 5 e os 25 euros e algumas das atividades propostas carecem de inscrição prévia.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.