18ª Temporada Do Festival Terras Sem Sombra Arranca A 2 De Abril

A 18ª edição do Festival Terras sem Sombra arranca já no próximo fim-de semana, 2 e 3 de abril, em Ferreira do Alentejo.

O Festival estende-se de abril a outubro e vai percorrer 11 Concelhos do Alentejo, entre os quais os estreantes Mourão e Montemor-o-Novo, e conta com vários países convidados (Áustria, Bélgica, Eslováquia, Hungria, Polónia, República Checa e Espanha).

Os eventos, aos fins-de-semana e de acesso gratuito, incluem concertos de música erudita, visitas ao património cultural e acções de salvaguarda da biodiversidade.

O concerto de abertura do festival estará a cargo do agrupamento de câmara austríaco Trio Klavis, no sábado, dia 2 de abril, às 21h30, que interpretará música para violino, saxofone e piano no Lagar do Marmelo.

Neste fim de semana inaugural, há que destacar ainda uma visita ao património cultural da aldeia de Peroguarda, orientada por Maria João Pina (Museóloga), Virgínia Dias (Escritora), José António Falcão (Historiador de Arte), Luís Ferreira Alves (Fotógrafo) e Alexandre Alves Costa (Arquiteto). Está marcada para as 15h00 de sábado e tem como ponto de encontro a Casa do Povo da aldeia.

Na manhã de domingo, dia 3 de abril, a proposta é a realização dum passeio em torno do tema da biodiversidade, que chama a atenção para a importância das ervas comestíveis, sejam elas aromáticas ou medicinais, neste caso, as existentes no Cerro da Águia, em Ferreira do Alentejo: Carrasquinhas, Catacuzes, Funchos e outras. Orientada por José João Cavaco e José Luís Margarido, a visita terá início às 9h30, no Museu Municipal de Ferreira do Alentejo.

O Festival estende-se até outubro, com passagens pela Vidigueira, Vila de Frades e Selmes (14 e 15 de maio), Castelo de Vide (28 e 29 de maio), Santiago de Cacém (11 e 12 junho), Beja (18 e 19 de junho), Alter do Chão (2 e 3 de julho), Mértola (16 e 17 de julho), Mourão (30 e 31 de julho) (setembro), Odemira, Vale de Santiago e São Luís (2 e 3 de setembro), Montemor-o-Novo (17 e 18 de setembro) e, a terminar, Sines e Porto Covo (22 e 23 de outubro).

O programa completo pode ser consultado aqui.

Leave a Reply

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.