17•56 Museu & Enoteca: Real Companhia Velha abre novo centro de visitas no Cais de Gaia à beira rio

17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha é o novo centro de visitas da Real Companhia Velha, localizado à beira do rio Douro, no Cais de Gaia, e que vem ocupar parte de um dos armazéns antigos da Companhia.

O nome faz referência ao ano da instituição da Companhia Geral da Agricultura das Vinhas do Alto Douro, também denominada por Real Companhia Velha, que é também o mesmo da 1ª Demarcação do Alto Douro: 1756, a 10 de setembro.

O espaço dispõe de 3.000 m2, divididos em dois pisos. No piso 0 fica o Museu da 1.ª Demarcação, uma sala de provas e loja de vinhos.

O percurso museológico está dividido em seis capítulos e conta a história do Douro (a mais antiga região demarcada e regulamentada do mundo), através de inúmeros objectos e documentos pertença do espólio da empresa, onde se destaca o Alvará Régio assinado por D. José I a 10 de Setembro de 1756, sob os auspício do Marquês de Pombal – disponível na versão original e em duas versões digitais, passíveis de serem folheadas – e garrafas históricas.

No piso 1 situa-se a Enoteca 17•56, um espaço onde é possível encontrar alguns dos melhores vinhos de Portugal (da marca Real Companhia Velha e de outras), e também vinhos de outras regiões europeias, num total de mais de 500 referências; uma zona de lounge, um cigar club, duas salas privadas, um terraço panorâmico, uma Fromagerie Portuguesa, com uma selecção de cinquenta queijos nacionais e internacionais, que podem ser consumidos no local ou comprados para levar para casa e ainda a zona de restauração.

Aqui, a oferta gastronómica aposta na cozinha tradicional, peixes e mariscos, e é assegurada por um chefe e equipa da Real Companhia Velha, já o Reitoria assegura as sandes gourmet e a steakhouse, com carnes maturadas diversas; e o Shiko um raw bar, de inspiração japonesa.

O 17•56 Museu & Enoteca da Real Companhia Velha fica na Alameda da Rua Serpa Pinto, 44B (entrada principal) ou Avenida Ramos Pinto e abre no próximo dia 30 de agosto.

O museu estará aberto diariamente, das 10h30 às 19h00. As entradas podem ser compradas no local e custam 15 euros por pessoa (com prova de vinhos). Já a Enoteca tem um horário mais alargado, entre as 11h00 e as 23h00.

Deixar uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.